UNISAL participa do quadro CBN Educação e discute o conceito de cidades inteligentes
UNISAL participa do quadro CBN Educação e discute o conceito de cidades inteligentes
A entrevista abordou o tema “Cidades inteligentes”, que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no mundo.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL participou, na terça-feira, 30 de janeiro, do quadro CBN Educação, apresentado pelos jornalistas Marcos Guarizzo e Sandra Lambert. Desta vez, a entrevistada foi a Prof.ª Dra. Paula Braga, Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL, Unidade Americana.

A entrevista abordou o tema “Cidades inteligentes”, que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no mundo. O conceito de cidades inteligentes refere-se a cidades que utilizam tecnologias avançadas para melhorar a qualidade de vida de seus moradores, promovendo a eficiência de serviços públicos, a mobilidade urbana, a segurança e a sustentabilidade.

A Prof.ª Paula Braga iniciou a entrevista destacando que o conceito de cidades inteligentes existe há algum tempo, mas que ganhou força nos últimos anos, principalmente em função do avanço das tecnologias: “O ponto fundamental é que a finalidade das cidades inteligentes é a qualidade de vida da população”.

Ela ressaltou que as cidades inteligentes não se limitam à tecnologia e envolvem a participação de todos os setores da sociedade, incluindo o poder público, a população e o setor privado. “É preciso saber de que maneira todos esses instrumentos podem trabalhar em conjunto para a promoção de uma qualidade de vida melhor”, argumenta.

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL

A especialista também falou sobre a contribuição do UNISAL para o desenvolvimento de cidades inteligentes, em que o curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição tem em sua essência o urbanismo na formação, que é esse pensar as cidades.

“Dentro da matriz curricular do curso existem vários momentos em que os aspectos do urbanismo são abordados, desde entender as novas ferramentas, os conceitos e maneira de se pensar a cidade, até o contato direto com a população”, explicou a professora. “São desenvolvidos projetos, em que os alunos vão aos bairros onde fazemos os exercícios práticos, e existe essa relação do profissional que precisa conversar com a comunidade para que possa desenvolver um projeto visando atender possíveis demandas”, disse.

Para finalizar a entrevista, a Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo também falou sobre o Congresso Cidades Inteligentes, um projeto desenvolvido pelo UNISAL em parceria com a Câmara Municipal de Americana: “Chamamos profissionais da área para que todos pudessem se colocar no mesmo patamar de entendimento”, afirmou a professora.

Para assistir à entrevista na íntegra clique aqui.

O UNISAL vem participando de uma série de programas, sempre às terças-feiras, às 15h10, na rádio @cbncampinas, abordando os mais variados assuntos, sob a visão de especialistas da nossa comunidade acadêmica.

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL. Com colaboração de Amanda Gomes, da Comunicação e Marketing. Fotos: Antônio Augusto Almeida.

Leia também:

UNISAL promove congresso para discutir o futuro de Americana

2º Congresso Cidades Inteligentes promove debates sobre Espaços Públicos e Qualidade de Vida em Americana

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Programa de Monitoria 2024

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro