UNISAL promove congresso para discutir o futuro de Americana
UNISAL promove congresso para discutir o futuro de Americana
A realização do congresso foi idealizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL.

“Cidades Inteligentes: Construindo o Futuro de Americana” é o tema do Congresso que acontece entre os dias 8 e 10 de novembro, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana. O evento, em parceria com o Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, contará com mesas-redondas, palestras e workshops, além de plenárias em que o assunto será discutido com a comunidade.

A realização do congresso foi idealizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL. A iniciativa surgiu a partir das discussões feitas dentro do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana, criado por um decreto legislativo de autoria do vereador Silvio Dourado (PL).

Um dos objetivos do Congresso é promover o debate de iniciativas que insiram o Município de Americana no patamar das cidades inteligentes: “A partir disso, nossa proposta é promover uma discussão para a proposição de soluções concretas e sustentáveis”, explica a professora Paula Braga, coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do campus Maria Auxiliadora, e uma das organizadoras do congresso.

A abertura do evento acontecerá na terça-feira, dia 8, no Plenário da Câmara Municipal de Americana. Uma das organizadoras do evento, a Professora Paula Braga do UNISAL, falará sobre “Construindo o Conceito de Cidade Inteligentes”.

Em seguida, ocorrerão mais três palestras: “Cidades Inteligentes: Conceito e Aplicações”, com a professora da Unicamp, Leda Kanashio Makiya; “Infra Tech: A Era dos Dados”, com o presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, Luigi Longo; e “Smart City”, com a conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Danielle Skubs.

Cidades Inteligentes

Definem-se Cidades Inteligentes como as que buscam planejar seus serviços, otimizando e conectando recursos, com infraestrutura adequada, por intermédio de pessoas com visão inovadora e empreendedora, para melhor servir à população.

As Cidades Inteligentes são espaços urbanos caracterizados pela utilização generalizada de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), visando melhorar a eficiência político-econômica e amparar o desenvolvimento humano e social, promovendo, assim, a qualidade de vida de seus cidadãos.

“Um dos desafios mais importantes é otimizar o uso das tecnologias não só para garantir sustentabilidade econômica e ambiental, mas fazer com que ela garanta melhores condições de vida para todos”, comenta Paula.

SERVIÇO:

Congresso “Cidades Inteligentes: Construindo o Futuro de Americana”

PROGRAMAÇÃO:

08/11 – terça-feira

19h: Abertura e composição de mesa.

19h30: Apresentação e mediação das palestras. Paula Braga (Coordenadora do Curso de Arquitetura UNISAL). Construindo o Conceito de Cidades Inteligentes.

19h50: Primeira Palestra de abertura. Ieda Kanashio Makiya (Docente Unicamp). Título: Cidades Inteligentes: conceitos e aplicações.

20h20: Segunda Palestra de abertura. Luigi Longo (Presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes). Título: Infra Tech: A Era dos Sonhos.

20h50: Terceira Palestra: Sofia Puppin Rontani (Conselheira no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU). Título: Smart City.

Local: Plenário da Câmara Municipal de Americana. Avenida Monsenhor Bruno Nardini, 1.835, Americana (SP).

09/11 – quarta-feira

15h: Workshop: Cartografia e mapa de intenção. Conduzido por Monitores e Professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL

19h: Abertura e composição da mesa.

19h20: Apresentação e mediação das palestras. Paula Braga (Coordenadora do Curso de Arquitetura UNISAL). Experiências Exitosas.

19h30: Primeira Palestra: Jonatan Randal (Secretário Municipal do Centro de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Barueri). Título: Transformação digital dos serviços públicos.

20h: Segunda Palestra. Karin Lin (Diretora de Relações Institucionais e Novos Negócios da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos). Título: São José dos Campos, a primeira cidade certificada pela ISO – Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente.

20h30: Terceira Palestra. Daniel Pellegrini (Presidente do Polo de Inovação do Interior Paulista). Título: Empreendedorismo e o futuro dos ambientes de inovação.

Local: Auditório do UNISAL Americana. Avenida de Cillo, 3.500, Americana (SP).

10/11 – quinta-feira

14h: Plenário com representantes da sociedade civil e do poder público, para discussão de propostas para a construção da Carta de Intenções. Mediação do Plenário: Marcelo A. Scudeler (UNISAL), Paula Braga (UNISAL), Rafael de Barros (SDE Americana) e Sílvio Dourado (Fórum de Inovação).

19h: Abertura e composição de mesa.

19h30: Apresentação da proposta de Carta de Intenções para Americana, construída no Plenário com representantes da sociedade civil e do poder público. Mediação do Plenário: Marcelo A. Scudeler (UNISAL), Paula Braga (UNISAL), Rafael de Barros (SDE Americana) e Sílvio Dourado (Fórum de Inovação).

Local: Auditório do UNISAL Americana. Avenida de Cillo, 3.500, Americana (SP).

2. MOSTRA DE PAINÉIS

Apresentação dos Projetos Integradores dos alunos do UNISAL e da FATEC. Local: em frente ao Auditório Vermelho.

Informações e inscrições do evento em:

CONGRESSO CIDADES INTELIGENTES: CONSTRUINDO O FUTURO DE AMERICANA – UNISAL

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro