Bolsas de estudo
Bolsas de estudo

SERVIÇO SOCIAL NO LCJ

O UNISAL é mantido pelo Liceu Coração de Jesus (LCJ) que é uma instituição de natureza confessional, beneficente e filantrópica, de caráter educacional e de assistência social. A instituição tem na sua essência a missão constituída pelo seu fundador Dom Bosco; diante da missão e dos valores Salesianos, o UNISAL possui o setor de SERVIÇO SOCIAL em seus Campi e Polos procedendo com os atendimentos aos estudantes, famílias e colaboradores em situação de vulnerabilidade social. O Serviço Social, além de ser responsável pela triagem para a concessão da bolsa ou do financiamento, atua também nas orientações e encaminhamentos para a rede de proteção social básica e especial do município.  

O Serviço Social mantém o sigilo profissional conforme rege a Lei nº 8.662/1993 de regulamentação profissional, do Código de Ética do Assistente Social aprovado em 13 de março de 1993 e com alterações inseridas pelas Resoluções CFESS nº 290/1994, 293/1994, 333/1996 e 594/2011. Ademais, pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nº 13.709/2018.

As bolsas Gratuidades e ProUni são concedidas com fulcro na Lei 11.096/2005 e na Lei 12.101/2009, Art. 13-A, regulamentada pelo Decreto 8.242/2014, mediante triagem do perfil socioeconômico familiar e visita domiciliar. A verba destinada à concessão da bolsa ou financiamento é limitada, os procedimentos e períodos são predeterminados e explicitados em editais.

É vedado pelo UNISAL o acúmulo de bolsas, descontos e financiamentos, exceto nos casos das bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL). Nenhuma bolsa, desconto ou financiamento é válido para disciplina em regime de dependência (DP). O encerramento da bolsa poderá ocorrer em razão do perfil socioeconômico familiar ou em decorrência do rendimento acadêmico que deve ser de, no mínimo, 75% de aproveitamento geral (notas/faltas).

CREDIES

Crédito Estudantil – CredIES – FUNDACRED (50%) – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido): a conveniada oportuniza ao estudante, devidamente matriculado, o crédito estudantil e o estudante paga 50% da mensalidade durante o curso e os outros 50% após a conclusão, respeitando a matriz curricular. Requer garantidor.

Período de inscrições: qualquer período do semestre letivo, desde que haja disponibilidade de crédito.

Procedimento: acessar o site do CREDIES

∙  Acessar o Portal CredIES 

∙  Criar login e senha (cadastre um número de celular e endereço de e-mail válidos);

∙  Iniciar a solicitação selecionando o UNISAL como a Instituição de Ensino e o curso em que está matriculado;

∙  Informar os dados do estudante e os dados do fiador (não pode ser o cônjuge do candidato), e proceder com o upload de todos os documentos solicitados;

∙  Enviar o cadastro para análise;

∙  Acompanhar a situação da solicitação no Portal CredIES. 

∙  Após a aprovação final da solicitação de crédito, a FUNDACRED enviará um e-mail informando que o contrato estará disponível para assinatura.

Obs: O CREDIES incide sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e não é válido na disciplina de dependência.

(*Simulador CREDIES embedado*)
Mais Acesso

Mais Acesso – FUNDACRED (50%) – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido) e Pós-Graduação: a conveniada oportuniza ao estudante, devidamente matriculado, o crédito estudantil em que 50% do valor da mensalidade é pago durante o curso e os outros 50% após a conclusão, respeitando a matriz curricular. Não é necessário garantidor.

Período de inscrições: qualquer período do semestre/trimestre letivo desde que haja disponibilidade de crédito.

Procedimento: acessar o site do MAIS ACESSO

Obs: O Mais Acesso incide sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e não é válido na disciplina de dependência.

FIES

Fundo de Financiamento Estudantil – FIES (até 100%) – ofertado para os cursos de Graduação Modalidade Presencial: é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado a concessão de financiamento aos estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).  Exige-se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

Período de inscrições: realiza-se a inscrição pelo SITE  e em período determinado pelo MEC, por isso, recomenda-se para o estudante acompanhar as informações pelo site do MEC ou da Caixa Econômica Federal.

Procedimento: após efetivar a inscrição, o estudante passará por entrevista com a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) no Serviço Social – Unidade em que está matriculado ou que pretende se matricular; com o documento emitido pela CPSA, o estudante procurará o banco para formalização do contrato.

CLIQUE AQUI para ver a relação de documentos – FIES

Intersector

Intersector (100%) – ofertado para os cursos de Pós-Graduação: a conveniada oportuniza ao estudante o crédito estudantil de 100% do valor da mensalidade. Exige-se garantidor.

Período de inscrições: qualquer período letivo desde que haja disponibilidade de crédito.

Procedimento: CLIQUE AQUI e saiba mais sobre Intersector

programa governamental com fulcro nas Leis nº 11.096/2005 e nº 14.350/2022, destinado aos candidatos sem diploma em curso superior, a pré-seleção tem como base a nota do ENEM. A bolsa é concedida em razão do perfil socioeconômico familiar (entrevista, documentação e visita domiciliar).

Período de inscrições: o cronograma é definido pelo MEC, portanto, recomenda-se para o estudante acompanhar as informações pelo SITE DO MEC/PROUNI.

Procedimento: com ENEM atualizado realiza-se a inscrição pelo site do MEC e ao ser selecionado para o UNISAL, acessar o SITE DA INSTITUIÇÃO, selecionar o  link Bolsas, Descontos e Financiamentos; com o CPF e o número do ENEM, preencher o formulário, agendar dia e horário para entrevista e entrega de documentos no setor de Serviço Social – Unidade em que está matriculado ou que pretende se matricular, paralelamente, realizar o cadastro de processo seletivo (vestibular) no site do UNISAL.

CLIQUE AQUI para ver a relação de documentos – Bolsa ProUni.

CLIQUE AQUI para acessar o site do MEC/ProUni

Obs: A Bolsa ProUni não é acumulativa com outras bolsas, descontos e financiamentos e o encerramento da bolsa poderá ocorrer em razão do perfil socioeconômico familiar ou em decorrência do rendimento acadêmico que deve ser de, no mínimo, 75% de aproveitamento geral (notas/faltas).

Bolsa Gratuidade 

Bolsa Gratuidade (50%) – ofertada para os cursos de Graduação Modalidade Presencial: concedida em razão do perfil socioeconômico familiar. Realiza-se a triagem para beneficiar o estudante hipossuficiente e com fulcro na Lei nº 12.101/2009, Art. 13-A, regulamentada pelo Decreto 8.242/2014 e na Lei nº 11.096/2005.  O critério objetivo para a seleção é o perfil socioeconômico familiar (renda per capita bruta, o patrimônio familiar, as condições de moradia, agravantes de saúde e/ou financeiro, gastos mensais e etc.); que tenha cursado o ensino médio em escola pública ou particular na condição de bolsista integral e que seja a primeira graduação. 

Método: mediante entrevista, análise de documentações, perfil socioeconômico familiar e, se for necessário, visita domiciliar. As inscrições são de acordo com o calendário divulgado pelo Serviço Social.

CLIQUE AQUI para ver a relação de documentos – Bolsa Gratuidade

Desconto Convênios/Parcerias com Empresas e Instituições

Desconto Convênios ou Parcerias com Empresas/Instituições – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido) e Pós-Graduação Lato Sensu: concede-se desconto aos colaboradores e seus dependentes (filhos com até 25 anos e/ou cônjuge), estagiários e menores aprendizes da conveniada. 

Período de inscrição e vigência:  a inscrição pode ser realizada em qualquer período do ano letivo e a vigência do desconto inicia-se na mensalidade subsequente ao mês da entrega do formulário, com validade até a data de vencimento, isto é, em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito. 

Procedimento: o estudante deverá apresentar o formulário de desconto convênio/parceria (preenchido e assinado pela empresa/instituição conveniada) ao setor de Serviço Social – Unidade em que está vinculado.

CLIQUE AQUI  – requerimento de desconto convênio empresa/instituição

Consulte as empresas e/ou instituições conveniadas

Obs: O desconto convênio/parceria empresa não abrange a disciplina de dependência e não é acumulativo com outros tipos de bolsas, descontos e financiamentos, exceto as Bolsas de Pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL).
 
Desconto dois ou mais estudantes do mesmo Núcleo Familiar

Desconto Dois ou mais Estudantes do mesmo Núcleo Familiar (10% para cada estudante) – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido) e Pós-Graduação Lato Sensu: concedido para estudantes (cônjuges, irmãos, pais e filhos) residentes no mesmo endereço, com renda compartilhada e que cursam Graduação ou Pós-Graduação Lato Sensu no UNISAL.

Período de inscrição e vigência:  a inscrição pode ser realizada em qualquer período do ano letivo e a vigência do desconto inicia-se na mensalidade subsequente ao mês da entrega do formulário, com validade até a data de vencimento, isto é, em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito. 

Procedimento: o estudante deverá apresentar o formulário de desconto dois ou + estudantes (preenchido e assinado) ao setor de Serviço Social – Unidade em que está vinculado.

CLIQUE AQUI – requerimento de desconto dois ou + estudantes

CLIQUE AQUI – Para ver a relação de documentos – Desconto dois ou + estudantes

Obs: O Desconto Dois ou + Estudantes incide sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e não é válido na disciplina de dependência.

Desconto Ex-Aluno Salesiano (15%)

Desconto Ex-aluno Salesiano (15%) – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o Híbrido): concedido para o estudante que concluiu, por completo, os cursos de Graduação ou Pós-Graduação no UNISAL ou que frequentaram/frequentam instituições Salesianas, isto é, “casas” mantidas tanto pelos salesianos quanto pelas salesianas (centros juvenis, escolas, obras sociais, oratórios, paróquias ou outros projetos sociais salesianos) existentes no Brasil ou no exterior.

Período de inscrição:  a inscrição pode ser realizada em qualquer período do ano letivo e a vigência do desconto inicia-se na mensalidade subsequente ao mês da entrega do formulário, com validade até a data de vencimento, isto é, em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito.

CLIQUE AQUI – requerimento de desconto ex-aluno Salesiano

Obs: O Desconto Ex-Aluno Salesiano incidirá sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e não é válido na disciplina de dependência.

Desconto Nota do ENEM

Desconto Nota ENEM – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido):  outorgado para o estudante ingressante exclusivamente pelo ENEM e em série inicial do curso, isto é, não se aplica as transferências recebidas. O percentual do desconto é concedido mediante a nota geral do candidato no ENEM

(realizado entre 2014 a 2022).

Nota
Desconto
de 450 a 500 pontos
10% de desconto.
de 501 a 600 pontos
25% de desconto.
de 601 a 700 pontos
30% de desconto.
de 701 a 750 pontos
50% de desconto.
a partir de 751 pontos
100% de desconto.

Procedimento: ingressar no processo unificado de admissão através do ENEM e formalizar o pedido do desconto no ato da matrícula, mediante a adesão ao “Termo de Aceitação do Desconto Nota do ENEM” e enviá-lo, juntamente com os documentos de matrícula, no prazo de até 48 horas (dias úteis).

Obs: O Desconto Nota do ENEM incidirá sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito e não é válido na disciplina de dependência.

CLIQUE AQUI para acessar o Regulamento do Programa de Desconto pela Nota do ENEM

Desconto Educa Mais Brasil

Desconto Educa Mais Brasil  (25%) – ofertado para os cursos de Graduação para todas as Modalidades (Presencial, o EaD e o EaD-Híbrido):  concedido para o candidato ingressante em série inicial do curso, trata-se de parceria do UNISAL com o Educa+Brasil que através do programa promove a seleção dos interessados em cursar a graduação. O estudante ingressante selecionado tem 100% de desconto na primeira parcela da semestralidade (Presencial) ou trimestralidade (EaD) e nas demais 25%.

Procedimento: o candidato é selecionado pelo EDUCA MAIS BRASIL através do site.

Período de inscrições e vigência: as inscrições são admitidas (estudante ingressante em série inicial do curso) no período do vestibular e o candidato selecionado pelo Educa Mais Brasil deverá apresentar o termo do referido programa ao setor de Atendimento Integrado – Unidade em que pretende matricular no ato da formalização do contrato de matrícula, isto é, antes de efetivar a matrícula.

Obs: O Desconto Educa Mais Brasil incide sobre o valor bruto da mensalidade, não acumula com outros tipos de descontos, bolsas e financiamentos, exceto as bolsas de pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL) e em caso de atraso no pagamento, o desconto é cancelado na mensalidade em débito e não é válido na disciplina de dependência.

BOLSAS DE PESQUISAS BIC SAL, BEXT SAL e BIT SAL (30%)

Tem como objetivo a inserção do aluno em atividades de pesquisa científica, contribuindo para o enriquecimento de sua formação acadêmica e profissional.

Método: o aluno desenvolve o projeto teórico, juntamente com o professor orientador, e em período estipulado pela coordenação do BIC SAL, BEXT SAL e BIT SAL de cada Unidade, sob orientação da Pró-Reitoria Acadêmica.

OBS: Para concorrer ao BEXT SAL, BIC SAL, BID/BIT SAL, o estudante precisa estar matriculado no 3º semestre do curso. Destaca-se que a bolsa de pesquisa é computada no valor líquido da mensalidade paga pelo estudante e não é válida na disciplina de dependência (DP).

Estudante Ingressante: atentar para o procedimento e prazo especificados no Edital e divulgados neste site.

 

Edital Serviço Social UNISAL: Regulamenta o procedimento e períodos de solicitação de Bolsas, Descontos e Financiamentos.

CLIQUE PARA FAZER DOWNLOAD DO EDITAL

 

Candidato e/ou Estudante que deseja ProUni:

  1. realizar ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) atualizado.
  2. acompanhar período e procedimentos de inscrição pelo site do MEC/ProUni.
  1. as inscrições são realizadas unicamente pelo site do MEC.
  2. o candidato pré-selecionado para o UNISAL deverá:
  • Se for estudante ingressante ou veterano com matrícula efetivada: é necessário preencher formulário, imprimi-lo, agendar o dia e horário para entrevista e entrega de documentação no Serviço Social do Campus/Polo em que está vinculado. CLIQUE AQUI
  • Se for estudante ingressante ou veterano que perdeu o vínculo com a IES: é necessário cumprir duas etapas:  

1º Realizar o cadastro de vestibular/processo seletivo no site do UNISAL: preencher dados pessoais e acadêmicos para criação do Registro Acadêmico (RA). 

2º Clicar no link Serviço Social para preencher o formulário socioeconômico, imprimi-lo e agendar o dia e horário para entrevista e entrega de documentações. CLIQUE AQUI

OBS: o candidato/aluno/responsável visualizará o resultado no site do UNISAL no link Serviço Social, acesso com Usuário e Senha, clicar em Resultados; a devolutiva será em conformidade com a data especificada e divulgada pelo MEC.

3º) Estudante veterano que NÃO possuir Bolsa, Desconto ou Financiamento: realizar o ENEM atualizado e através do site do MEC/ProUni, em período determinado pelo referido órgão, efetivar a inscrição para a Bolsa ProUni e, paralelamente realizar o Projeto de Pesquisa para concorrer às Bolsas de Pesquisas (BEXT SAL, BIC SAL, BID SAL e BIT SAL), sendo aprovado o projeto de pesquisa usufruirá de bolsa de 30% que computa-se no valor líquido da mensalidade, além disso, atentar que o UNISAL dispõe de diversos programas de incentivos e que as inscrições sucedem no decorrer de todo o período letivo, sendo assim, verificar as informações especificas no link de Bolsas, Descontos e Financiamentos.

Estudante Veterano Bolsista: atentar para o procedimento e prazo especificados no Edital e divulgados neste site. A Bolsa ProUni e a Bolsa Gratuidade são reavaliadas semestralmente (modalidade Presencial) e trimestralmente (modalidade EaD) pelo quesito de rendimento acadêmico que deve ser, no mínimo, de 75% de aproveitamento (notas/faltas) e anualmente analisa-se o perfil socioeconômico familiar, devendo o estudante cumprir com os prazos pré-fixados pela instituição. Edital Serviço Social UNISAL –  Regulamenta o procedimento e períodos de renovação de Bolsa ProUni e Bolsa Gratuidade CLIQUE PARA FAZER DOWNLOAD DO EDITAL. Edital Serviço Social UNISAL – Regulamenta a prorrogação das inscrições de renovação de Bolsa ProUni e Bolsa Gratuidade. CLIQUE PARA FAZER DOWNLOAD DO EDITAL

contatos

Serviço Social dos Campi/Polo UNISAL: coord.ssocial@unisal.br

Local de atendimento: Campus Maria Auxiliadora

Assistente Social: Cleonice Ferreira

E-mail: coord.ssocial@unisal.br
E-mail: cleonice.ferreira@unisal.br

Fone (19) 3471-3100 ramal 9737 ou 9896

Endereço: Avenida de Cillo, 3.500 – Parque Universitário Americana/SP

Horário de atendimento: das 09h às 21h de segunda a sexta, exceto no período de férias acadêmicas que atenderá das 09h às 19h.

COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES

Local de atendimento: Campus São José

Assistente Social: Eliana Bolognesi de Mello

E-mail Serviço Social: servicosocial.campinas@unisal.br

Contato: (19) 3744-3146 / (19) 3744-3100

Endereço: Avenida Almeida Garret, 267 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora – Campinas/SP

Horário de atendimento: das 15h 30 às 21h 30 de segunda, quarta, quinta e sexta, das 14h 30 às 20h 30 as terças-feiras, exceto no período de férias acadêmicas que atenderá das 13h às 19h, de segunda a sexta.

COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES

Local de atendimento: Campus São Joaquim

Assistente Social:
Aline Fautisno de Almeida Yamanaka

E-mail: aline.yamanaka@unisal.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 09h às 12h e 13h às 21h

Contato: (12) 3159-2033 ramal 1043

Endereço: Rua Dom Bosco, 284 – Centro – Lorena/SP

Horário de atendimento: de segunda a sexta das 11h às 20h

COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES

Assistente Social: Cleonice Ferreira

E-mail: coord.ssocial@unisal.br

Contato: (19) 3471-3100 ramal 9737 ou 9896

Endereço: Rua Bom Morte, 1.835, – Centro – Piracicaba/SP

Horário de atendimento: das 13h 30 às 17h toda segunda-feira.

COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES

Contato Geral

ana.cartoce@unisal.br

Local de atendimento: campi PIO XI e Santa Teresinha

E-mail: coord.ssocial@unisal.br 

Telefone: (19) 3471-3100 ramal 9737 ou 9896

COLAPS – Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Prouni

CPSA- Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES