Curso de Teologia do UNISAL inicia o ano acadêmico com Aula Magna sobre Sinodalidade e Renovação Eclesial

Em 2 de fevereiro, o Bacharelado em Teologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo -UNISAL, Campus Pio XI, deu início ao ano acadêmico com a Aula Magna “Sinodalidade: processos e discernimento rumo a uma renovação eclesial”. A palestra, ministrada pelo Prof. Me. Pe. Reginaldo Martins da Silva, Coordenador do Curso de Teologia da Faculdade Paulo VI de Mogi das Cruzes, reuniu cerca de 70 pessoas, entre alunos, professores e membros da comunidade externa.

Prestigiaram a abertura do evento o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Duílio Fabbri Júnior, a Pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação, Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, e o Coordenador do Curso de Teologia, Prof. Dr. Antonio Wardison C. Silva.

Em sua fala, Pe. Reginaldo abordou a temática da sinodalidade à luz do magistério do Papa Francisco. O palestrante destacou que a sinodalidade exige mudanças pastorais e na própria concepção de Igreja, tanto em sua forma de “ver” quanto de “agir”. Para Pe. Reginaldo, o resgate do Concílio Vaticano II é fundamental para essa renovação, especialmente a superação da dicotomia leigo-clero.

O conferencista destacou a urgência de uma conversão, tanto pessoal quanto estrutural, conforme preconizado pelo Papa Francisco. Essa transformação deve impactar não apenas as paróquias e dioceses, mas também o governo das comunidades. A Igreja é chamada a agir de acordo com o espírito da sinodalidade, que implica “caminhar juntos”, representando a comunhão eclesial do povo de Deus, enraizada na história humana.

Texto: Prof. Dr. Antonio Wardison C. Silva. Fotos: Professora Karen Simões Monteiro, da Unidade São Paulo, Campus Pio XI.

Curso de Psicologia do UNISAL realiza Semana da Luta Antimanicomial