Curso de Psicologia do UNISAL realiza Semana da Luta Antimanicomial
Curso de Psicologia do UNISAL realiza Semana da Luta Antimanicomial

Curso de Psicologia do UNISAL reforça o compromisso ético, político e social ao realizar ações referentes à Luta Antimanicomial evidenciada, oficialmente no país, em 18 de maio. Entrada gratuita.

O Curso de Psicologia do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), unidade de Americana, realizará em 16 de maio, a partir das 19h, a palestra Reforma psiquiátrica e luta antimanicomial: Avanços e Desafios na Atualidade que faz parte do evento “Premissas da Luta Antimanicomial: Ontem e Hoje”, com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica das propostas da Luta Antimanicomial brasileira, para o cumprimento dos Direitos Humanos a partir da luta por uma sociedade livre da lógica manicomial nos cuidados da saúde mental e  desinstitucionalização da vida.

De acordo com a docente e coordenadora de Psicologia do UNISAL, Marcia Calixto dos Santos, o curso enfatiza o compromisso ético, político e social ao realizar ações referentes à Luta Antimanicomial e mobilizar profissionais/público, em geral, no intuito de romper com o preconceito e a exclusão. Essa edição foi preparada especialmente pelas docentes de Psicologia, Mayara Coelho, Mariângela Dias e Talita Lahr, com enfoque em continuar reforçando a Luta Antimanicomial, pois há uma preocupação com os retrocessos observados nas políticas públicas de saúde mental. Assim, a participação ativa da sociedade é fundamental para garantir direitos e respeitar as diferenças de uma vida em liberdade, consideram.

O evento, aberto ao público, ocorrerá dia 16 de maio de 2024, das 19h às 22h, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), unidade Americana/SP. A entrada é gratuita.  Confira abaixo todas as atividades, ações e palestras temáticas que acontecerão em todas as unidades UNISAL nos próximos dias!

A Luta Antimanicomial no Brasil

O Movimento da Luta Antimanicomial, evidenciado em 18 de maio, reafirma o acesso de pessoas em sofrimento mental ao direito fundamental do viver e conviver, além do combate às dinâmicas retrógradas de tratamentos, preconceitos e isolamento social.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou há meio século, durante o processo de redemocratização nacional, a partir do lema “por uma sociedade sem manicômios”, para propor a reformulação dos modelos de acolhimentos e dialéticas da saúde mental no país, e assim, viabilizar serviços mais acessíveis, direitos integrativos e cidadania.

A iniciativa resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, para reafirmar a proteção dos direitos de pessoas com transtornos mentais e redirecionar os modelos de assistências outrora praticados. Este marco legal estabeleceu, ainda, a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental, através do encerramento das atividades de hospitais psiquiátricos, além da adesão a novos serviços comunitários e validação social.

Fonte: Dados Ministério da Saúde

Programação Completa das Unidades do UNISAL


NO UNISAL (CAMPUS AMERICANA/SP):
Evento: “Premissas da Luta Antimanicomial: Ontem e Hoje.
Local: Auditório Vermelho.


14/05
Horário: das 19h às 20h50

Intervenções: alunos e alunas do 7° semestre de Psicologia (Ênfase Políticas Sociais).
Exposição aberta (pátio principal): obras dos alunos e alunas do 1° semestre de Arquitetura e Urbanismo.

16/05
Horário: 19h às 22h00

Abertura: Apresentação da Casa de Dom Bosco
Palestra: Reforma psiquiátrica e luta antimanicomial: Avanços e Desafios na Atualidade.
Local: Auditório Vermelho
Convidados: Ed Carlos Correia de Farias, psicólogo, professor universitário, supervisor e psicanalista clínico e militante antimanicomial e Luciano Lira, militante antimanicomial, conselheiro do CAPs Novo Tempo, Membro do Grupo Ouvidores de Vozes e Rádio Maluco Beleza e do Grupo de Suporte de Pares, Recovery, Pesquisa Unicamp (Universidade de Campinas).


NO UNISAL (CAMPUS LORENA/SP)

14/05
Horário: a partir das 19h00

Exibição do Filme “Holocausto Brasileiro” e mesa redonda com Psicólogos e enfermagem da Psiquiatria. Aberto aos alunos. Mais informações diretamente com a Coordenação do Curso de Psicologia do UNISAL.


NO UNISAL (CAMPUS CAMPINAS/SP)

1º Simpósio de Saúde Mental do Unisal Campinas
Saiba Mais:
https://unisal.br/unisal-campinas-promove-o-1o-simposio-de-saude-mental/
Local: Auditário Zatti

 

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Aconteceu! Alunos do UNISAL visitaram Grupo Petrópolis

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro