UNISAL Campinas promove o 1º Simpósio de Saúde Mental

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Unidade Campinas, tem o prazer de anunciar o 1º Simpósio de Saúde Mental, organizado pelo Curso de Psicologia em colaboração com o Curso de Educação Física. O evento gratuito será aberto ao público e acontecerá no Campus São José, de 11 a 17 de maio de 2024.

Encontro para Ampliar Horizontes na Saúde Mental

O 1º Simpósio de Saúde Mental do UNISAL Campinas vai além da atualização profissional. É um convite para reflexões relevantes e de cunho prático sobre a saúde mental, visando ampliar a conscientização e gerar ações efetivas e sustentáveis.

O evento proporcionará uma oportunidade única para reunir profissionais, estudantes e interessados na área da saúde mental para uma discussão multidisciplinar e enriquecedora sobre temas relevantes para o bem-estar mental.

“O Simpósio busca articular conceitos da saúde mental às questões contemporâneas, proporcionando aos participantes reflexões relevantes e de cunho prático para que possamos ampliar a conscientização sobre o tema e gerar ações efetivas e sustentáveis”, ressalta a Professora Érica Tonon Lôbo, uma das organizadoras do evento.

Confira a programação completa:

Dia 1 (11/05):

Palestra Magna de abertura (10h às 12h) – Transmissão online no Canal da Extensão do UNISAL no YouTube.

Palestra: “O manejo de Contingências na Terapia Ocupacional como forma de cuidado.”

Palestrante: Aline Coraça – Terapeuta Ocupacional.

Dia 2 (13/05):

Abertura – Reitor e Gerente de Unidade.

Palestra: Luta Antimanicomial (19h).

Palestrante: Cristiane Nali e alunos do 9º semestre de Psicologia.

Palestra: “Emergências Psiquiátricas e o Manejo de Crises” (20h às 21h30).

Palestrante: Rogério Bosso – Psicólogo.

Dia 3 (14/05):

Palestra: “Dependências não químicas (jogos de azar, compras, sexo)” (19h às 20h30).

Palestrante: Dra. Renata Azevedo – Psiquiatra – UNICAMP.

Análise clínica do filme: “Coringa” (21h às 21h40).

Palestrante: Érica Tonon Lôbo – Psicóloga.

Dia 4 (15/05):

Oficina: “Pilates Solo: benefícios para saúde física e mental” (19h às 20h).

Oficineira: Vania Santa Luzia de Carvalho – Educadora Física.

Palestra: “Indicadores de saúde mental no trabalho e promoção do bem-estar nas organizações” (20h às 21h30).

Palestrantes: Giseli Miranda, Marcia Eloisa Avona, Katia Vicente e Fernando Leopoldino – Profissionais de RH e Psicólogos.

Dia 5 (16/05):

Palestra: “Exposição de adolescentes nas redes sociais e formas de lidar com a ansiedade/automutilação” (19h às 20h30).

Palestrante: Maria Cristiane Nali – Psicóloga e Psicanalista.

Palestra: Saúde Mental Materna

Palestrantes: Aline Romano e Camila Gaspar – Psicólogas.

Dia 6 (17/05):

Palestra: “Atendimento de crianças e adolescentes em situações de negligência e abuso” (19h às 20h30).

Palestrante: Dr. Daniel Nigro Lopes – Psiquiatra – UNICAMP.

Encerramento: Apresentação cultural com Idade Ativa e Sorteios.

Além disso, haverá food trucks com alimentação e bebidas disponíveis para os participantes nos dias 13 e 17 do evento.

Informações e Inscrições:

Para mais detalhes sobre inscrições e programação completa, acesse:

As inscrições poderão ser feitas antecipadamente ou no dia do evento.

Egressos do UNISAL de Campinas e Lorena serão homenageados no 27º Prêmio Crea-SP pela excelência em Engenharia