Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o UNISAL, Unidade Americana, foi palco do 2º Congresso Cidades Inteligentes, um evento que reuniu diversos segmentos da sociedade em torno da temática “Espaços Públicos e Qualidade de Vida”. Durante três dias, foram apresentados e discutidos temas que abordaram desde a história dos espaços livres públicos até estratégias para promover a atividade física e saúde, incluindo ainda projetos de paisagismo e intervenção urbana específicos para as praças de Americana.
O evento, que contou com a participação de convidados externos e representantes do poder público, com portas abertas à comunidade, teve como objetivo central contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população local. O ambiente interdisciplinar e colaborativo propiciado pelo congresso visou gerar insights e propostas concretas para promover uma cidade mais inclusiva e saudável.
O congresso é resultado de uma parceria estabelecida com o Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia do Município no ano de 2022, época em que foi realizada a primeira edição do evento. Na sua segunda edição, o congresso expandiu suas atividades, oferecendo mesas-redondas, palestras e a apresentação de projetos voltados para intervenções nos espaços públicos de Americana.
A iniciativa para este encontro anual teve origem no Decreto Legislativo n.º 962/2021, que propôs a implementação de iniciativas visando posicionar a cidade no contexto das cidades inteligentes, focadas no desenvolvimento e bem-estar da população.
Desde sua primeira edição, o congresso visa discutir ideias e também colocá-las em prática. Neste segundo evento, os espaços livres públicos se destacaram como o tema central das discussões. Reconhecendo que uma cidade inteligente é aquela que prioriza o bem-estar em todos os aspectos, os espaços públicos emergem como peças-chave para a promoção de uma vida urbana com qualidade.
A amplitude do debate, indo além do ambiente acadêmico, reforça a importância da participação ativa de toda a comunidade nesse processo de reflexão e ação para construir uma cidade mais conectada e saudável para todos os seus habitantes.
Texto: Com informações da Professora Paula Braga, Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNISAL Unidade Americana.
Fotos: Leonardo Ribeiro, do UNISAL Unidade Americana.