Feira da Empregabilidade do UNISAL
Feira da Empregabilidade do UNISAL
Em sua 10ª edição, evento é referência na região

Entrevista com Professor Geraldo Biaggi, idealizador da feira

No próximo sábado, 27 de maio, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, realizará a 10ª edição da Feira de Empregabilidade do UNISAL. Ao longo dos anos, essa feira se estabeleceu como um marco na cidade, conectando empresas e profissionais em busca de oportunidades de emprego e desenvolvimento profissional.

A Feira de Empregabilidade do UNISAL é reconhecida como um evento de referência na região. Ao completar sua 10ª edição, reforça sua importância como um encontro estratégico para estudantes, recém-formados e profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho ou alavancar suas carreiras.

Com uma ampla programação que inclui palestras, workshops e estandes de empresas, a Feira de Empregabilidade do UNISAL se destaca como uma vitrine para as empresas apresentarem suas oportunidades e para os participantes se informarem sobre as tendências do mercado. O evento também proporciona um ambiente único para a troca de informações, networking e interação entre empresas e candidatos.

Em entrevista ao UNISAL News, o Prof. Geraldo Biaggi, docente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unidade Americana e idealizador e responsável pelo evento, falou sobre os desafios e as perspectivas da 10ª edição da Feira de Empregabilidade do UNISAL.

UNISAL NEWS:  Como surgiu a ideia de criar a Feira da Empregabilidade no UNISAL? Quais foram os objetivos iniciais do evento?

Professor Geraldo Biaggi:  A ideia de criar a Feira da Empregabilidade no UNISAL surgiu quando assumi a coordenação da CEO – Central de Estágios e Oportunidades e percebi a demanda de alunos e pais em busca de oportunidades de emprego. Diante disso, decidi criar o evento para atender a essa necessidade. A Feira tem como objetivo levar aos alunos e à comunidade as oportunidades de trabalho disponíveis na cidade e região, fortalecendo o relacionamento entre a faculdade, o mercado e a comunidade. Além disso, visa capacitar profissionais e conectar empresas com candidatos em busca de emprego, contribuindo para a formação e inserção no mercado de trabalho.

UNISAL NEWS:  A feira é uma iniciativa do UNISAL em parceria com a Consultoria TGRH, Vagas 019, WS Eventos e o PAT de Americana, com o apoio do Tivoli Shopping, correto? Comente sobre esta parceria e como a Feira da Empregabilidade também contribui para o fortalecimento da economia da cidade de Americana e região?

Professor Geraldo Biaggi:  A parceria entre o UNISAL de Americana, a Consultoria TGRH, Vagas 019, WS Eventos, o PAT de Americana e o apoio do Tivoli Shopping é uma iniciativa notável para promover a Feira da Empregabilidade. Essa colaboração entre diferentes instituições e empresas demonstra o compromisso conjunto em fornecer oportunidades de emprego e fortalecer a economia da cidade de Americana e região. A Feira contribui para o fortalecimento da economia local ao criar um ambiente propício para a interação entre empregadores e candidatos em potencial, facilitando a identificação de talentos locais e a contratação direta. Além disso, oferece um espaço para a troca de informações e contatos profissionais valiosos, ajudando a reduzir a lacuna entre oferta e demanda de emprego. Essa parceria beneficia tanto o UNISAL, por meio da divulgação e do trabalho da Extensão, quanto a cidade e a região como um todo, impulsionando o crescimento econômico e a prosperidade.

UNISAL NEWS:  Quais foram os principais desafios enfrentados ao longo desses 10 anos na organização da Feira? Como eles foram superados?

Professor Geraldo Biaggi: Ao longo dos 10 anos de organização da Feira de Empregabilidade, enfrentamos desafios relacionados a obtenção de patrocínios e colaborações, conquistar a confiança dos participantes e empresas, gerenciar logística e infraestrutura, além de atrair um público diversificado. Para superá-los, adotamos estratégias como identificar empresas alinhadas aos objetivos da feira, demonstrar os benefícios do apoio, estabelecer relacionamentos duradouros, demonstrar profissionalismo e experiência, planejar cuidadosamente a logística e infraestrutura, implementar estratégias de marketing eficazes e oferecer serviços e atividades atrativas. Com perseverança e aprendizado contínuo, esses desafios foram superados, garantindo o sucesso contínuo da feira.

UNISAL NEWS:  Quais são as expectativas de número de visitantes e de estudantes que poderão encontrar oportunidades de emprego durante a feira em 2023?

Professor Geraldo Biaggi: As expectativas de número de visitantes e alunos em nossa feira de empregabilidade podem variar dependendo de vários fatores, como a divulgação realizada, o alcance geográfico, o setor de atuação, entre outros. A nossa expectativa é de um público de 5.000 pessoas, visto que no ano passado tivemos aproximadamente 4.000 pessoas em nossa Feira de Empregabilidade. Já tivemos um público de 6.500 pessoas, mas a realidade do desemprego era outra.

UNISAL NEWS:  Quais são as novidades desta edição comemorativa da feira? Algum destaque especial?

Professor Geraldo Biaggi: Estamos promovendo algumas novidades para a feira! Teremos oficinas de orientação de currículos, posturas em entrevistas e medição de índice de estresse. Essas atividades serão realizadas em espaços reservados, proporcionando um ambiente propício para participar das oficinas.

Também gostaríamos de compartilhar que realizamos um evento, em 23/05, chamado “Café com RH”. Tive a honra de receber a presença de oito empresas diferentes, que responderam perguntas dos alunos, convidados presentes no anfiteatro e também online.

E não para por aí! Na próxima sexta-feira, dia 26/05, teremos mais um evento especial. Será uma mesa redonda que abordará a importância do LinkedIn no âmbito profissional. Teremos um convidado especial que responderá a diversas perguntas, como:

•  Qual é a importância do LinkedIn para profissionais e empresas?

•  Como usar o LinkedIn para melhorar a visibilidade profissional?

•  Quais recursos estão disponíveis no LinkedIn para busca de empregos?

•  Como construir uma rede de contatos efetiva no LinkedIn?

•  De que maneira o LinkedIn pode ser utilizado para estabelecer parcerias comerciais?

•  Quais são as melhores práticas para manter uma presença ativa e engajada no LinkedIn?

UNISAL NEWS:  Para aqueles que estão iniciando a carreira, ou desejam encontrar um novo emprego, o que o senhor diria sobre os benefícios e oportunidades que eles podem encontrar na 10º Feira da Empregabilidade do UNISAL?

Professor Geraldo Biaggi: A 10ª Feira da Empregabilidade do UNISAL oferece benefícios e oportunidades valiosas para aqueles que estão iniciando uma carreira ou desejam encontrar um novo emprego. Os participantes terão acesso a oportunidades de emprego reais, podendo se conectar diretamente com recrutadores, apresentar seus currículos e participar de entrevistas. A Feira proporciona ainda um ambiente adequado para a construção de uma rede de contatos profissionais, oferece orientação e aconselhamento para aprimorar as habilidades de busca de emprego e promove a exposição a diferentes setores, permitindo aos participantes explorar opções de carreira em diversas áreas. Essas vantagens são essenciais para apoiar a busca por oportunidades de carreira e o crescimento profissional dos participantes.

Informações:

A 10º Feira da Empregabilidade do UNISAL será realizada presencialmente no dia 27/05, a partir das 9h, no auditório roxo do campus Maria Auxiliadora da Unidade Americana.

Saiba mais sobre o evento em: https://unisal.br/eventos-unisal/10a-feira-de-empregabilidade/

Texto: Renata Moraes, Assessoria de Imprensa do UNISAL.

Fotos: Arquivo da Unidade Americana.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Curso de Psicologia do UNISAL realiza Semana da Luta Antimanicomial

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro