XII Encontro de Jovens Universitários promove integração e ação social no UNISAL

Estudantes das unidades do UNISAL em Lorena, Campinas e Americana participaram do XII Encontro de Jovens Universitários, realizado nos dias 13 e 14 de abril no campus UNISAL Pio XI, em São Paulo. O evento teve como objetivo principal promover a integração entre os estudantes das diferentes unidades, além de fortalecer os laços com a comunidade e incentivar ações sociais em prol do bem comum.

A abertura do encontro contou com a palavra do reitor do UNISAL, Duilio Fabbri Jr, e a participação do Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, Pe. Roque Sibioni. Também estiveram presentes os Coordenadores de Missão Institucional (CMI), Assessores de Pastoral de todas as unidades e religiosos salesianos.

Formação, Espiritualidade e Trabalho em Equipe

Durante o encontro, os jovens universitários tiveram a oportunidade de participar de formações que enriqueceram seu conhecimento em diversas áreas, além de momentos de espiritualidade que fortaleceram seus valores humanos e cristãos. Atividades em grupo e palestras promoveram o trabalho em equipe, a comunicação e a construção de novas amizades entre os estudantes.

Visita à Missão Paz: Vivência Prática da Solidariedade

Um dos destaques do encontro foi a visita à Missão Paz, uma instituição filantrópica Scalabriniana que acolhe imigrantes e refugiados em São Paulo desde 1930. A visita proporcionou aos jovens uma experiência prática da importância da solidariedade e do apoio ao próximo, colocando em ação os valores trabalhados durante o evento.

Atividade em grupo no XII Encontro de Jovens Universitários no UNISAL | Foto: Jéssica Vitória

O XII Encontro de Jovens Universitários foi um sucesso, deixando uma marca positiva na vida dos participantes.

“O encontro de Jovens Universitários foi uma experiência incrível! Viver aqueles dois dias com outros jovens de outras unidades do Unisal, conhecendo uns aos outros foi muito bom para o nosso convívio juntos. O acolhimento impecável de todos os assessores, se preocupando com a nossa acolhida e nosso bem-estar, foi lindo de se ver também. Conhecer os projetos lindos que os salesianos fazem, e ver como tudo funciona foi emocionante demais, uma das partes que eu mais gostei de tudo! Viver essa experiência foi incrível, e com toda certeza viveria tudo de novo”

(Maria Fernanda Cordeiro de Ananias – Psicologia – LORENA)

“Foi uma experiência bem singular e de resiliência. Estamos tão acostumados com a nossa própria realidade que vivemos muito no automático, no encontro a gente teve esse momento de “pausa” para olhar o próximo e refletir sobre as nossas ações. Junto com essas experiências, os momentos de conexão tanto com Deus quanto com o próximo (que é imagem e semelhança d’Ele), também foram de extrema importância. O encontro foi surreal de bom!”

(Anna Batista – Psicologia – AMERICANA).

“Foi muito gostoso, um momento muito especial, com pessoas maravilhosas, durante as orações e as dinâmicas, senti uma paz profunda e uma sensação de bem-estar. Foi como se Deus estivesse me envolvendo com amor e conforto.”

(Manuella Lacerda – Direito – LORENA)

Diversos outros depoimentos reforçam o impacto do evento, destacando a importância da conexão com Deus, a construção de amizades, a reflexão sobre a própria realidade e a oportunidade de conhecer projetos sociais inspiradores.

O XII Encontro de Jovens Universitários demonstra o compromisso do UNISAL em formar não apenas profissionais competentes, mas também cidadãos conscientes e engajados na construção de um mundo melhor.

Palestra a participantes do XII Encontro de Jovens Universitários no UNISAL | Foto: Jéssica Vitória

Curso de Psicologia do UNISAL realiza Semana da Luta Antimanicomial