Nos dias 2 e 3 de setembro, ocorreu o X Retiro de Jovens Universitários do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, na casa de eventos do Instituto Teológico Pio XI, localizada no bairro da Lapa, em São Paulo (SP). O evento teve início no sábado de manhã e foi encerrado com um almoço no domingo.
O tema central do retiro foi “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), o mesmo abordado pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude de 2023, realizada em Lisboa, em agosto.
Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral, o evento reuniu alunos das unidades de Americana, Campinas e Lorena, além de assessores de pastoral e religiosos salesianos. A ação proporcionou aos jovens uma valiosa oportunidade para se reconectarem com sua fé, compartilharem experiências e fortalecerem sua espiritualidade, inspirando-os a seguir o exemplo de Maria em suas jornadas de vida.
O final de semana foi marcado por profunda conexão com Deus, momentos de formação e muita animação. Os alunos participaram de atividades como orações, meditações, discussões em grupo, gincanas e palestras, criando um ambiente de comunhão e crescimento espiritual, fortalecendo os laços entre os participantes.
O retiro ofereceu aos jovens uma valiosa oportunidade de vivenciar a espiritualidade, permitindo que se reconectassem com a fé, compartilhassem experiências e se inspirassem a seguir o exemplo de Maria em suas jornadas de vida, mantendo sempre uma profunda intimidade com Jesus Cristo.
Confira alguns depoimentos:
“Participar do retiro foi um momento de extrema importância e significado, pois nos retiramos da rotina do dia a dia para entrarmos em contato com o outro e, principalmente, com Deus. Os momentos de convivência estreitaram os laços de amizade e trouxeram uma dinâmica de felicidade e conforto. De modo geral, toda a programação e organização do retiro foram capazes de proporcionar momentos de espiritualidade e de conexão autêntica com o nosso irmão e consigo mesmo.” André Vaz, Aluno do Curso de Psicologia, Unidade Lorena.
“Foi muito gratificante participar do retiro de jovens universitários em conjunto de Campinas e Lorena em São Paulo. Foi uma experiência única de autoconhecimento, reflexão e trocas significativas e profundas com pessoas diferentes. Foi possível fortificar alguns vínculos e criar novos laços de amizade. Aprendi muito com as conversas e observando o carisma e o afeto entre todos os presentes. Todos deveriam vivenciar esse momento.” Anna Julia Girardi, Aluna do Curso de Psicologia, Unidade Americana.
“Vejo o retiro como um momento se renovação; Deus prepara o encontro exatamente com o que você precisa naquele momento da sua vida. Foi uma experiência que nos uniu mais como pessoas, e nos fez repensar sobre nossa vida, nossa missão conosco mesmo e com o outro. A fé é uma construção e, no retiro, conseguimos esse momento para aproximarmos do que a gente acredita.” Beatriz Batista, Aluna do Curso de Psicologia, Unidade Lorena.
“Para mim, o retiro foi de importância fundamental para me reconectar com Deus. Uma experiência que uniu pessoas, ocasionando uma tremenda experiência de vivências e atividades funcionais que nos conectaram.
Por fim, acredito que esse retiro foi um chamado de Deus para me conectar e me ajudar com toda evolução de fé. Em poucas palavras, foi maravilhoso”. Marcos Vinicius, Aluno do Curso de Direito, Unidade Lorena.
“Nesse retiro, ficamos com a certeza de que devemos, assim como Maria, sair apressadamente, mas não com o imediatismo e pressa que estamos habituados atualmente, mas com a disponibilidade e a abertura de coração, indo ao encontro daquele que precisa, assim como ela fez para com Isabel. Saímos com o coração repleto, confiantes de que o Senhor nos ama, e seu amor se manifesta na presença e nos olhares daqueles que nos rodeiam.” Maria Silvania da Silva, Aluna do Curso de Psicologia, Unidade Lorena.
“Para mim, foi de longe uma experiência incrível. Retiro, em sua síntese, vem de afastamento, se desligar do mundo e se conectar com Deus, e estar ali com pessoas com a mesma energia e conexão; foi espetacular. Pude me alinhar espiritualmente e também decidir sobre alguns aspectos particulares; em resumo. Me desconectei para poder me conectar”.
Faueys Leite, Aluno do Curso de Direito, Unidade Americana.
“A proposta de Dom Bosco na evangelização dos jovens é transmitida de uma forma leve e tranquila, de modo que entendemos que o projeto que Ele quer instaurar em nossas vidas não é o sofrimento, mas sim no nosso oferecimento diário, diante da nossa realidade. No retiro, o tema muito bem exposto e vivenciado foi ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39). Sair da sua realidade, de seu comodismo e o sair de si, para uma partida necessária em vista do outro, de forma que Maria, não saiu desesperadamente, mas foi ao encontro de sua prima de maneira rápida, do encontro ao que Isabel precisava. Esse encontro com o outro que está distante, encontro com quem precisa, encontro de gerações, encontro de carismas, encontro consigo mesmo e com Deus. Viver esse final de semana dentro dessa espiritualidade foi, também, viver o que diz Dom Bosco, ao se referir que ‘o Senhor colocou-nos no mundo para os outros’, a exemplo dessas pessoas que nos são colocadas para viver não apenas em nós mesmos, mas com a busca constante para o céu, com os que estão em nossa volta”. Karla Mariana da Silva, Aluna do Curso de Educação Física, Unidade Campinas.
Texto: Com Informações de Jéssica Lima, Larissa Andrade, Kennedy Souza, Michel Silva, Robert Nascimento, Assessores da Pastoral Universitária.
Fotos: Padre Roque Luiz Sibioni, Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral.