
O ENADE:
O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e funciona como uma avaliação aplicada pelo governo brasileiro, através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), para medir o desempenho dos estudantes de cursos de graduação, em relação aos conteúdos educacionais previstos nas matrizes e diretrizes curriculares de cada curso ofertado, além de competências e habilidades gerais dos estudantes que são imprescindíveis para o exercício da profissão.
Mas, por que é tão importante para você?
1 – Porque a avaliação mede a qualidade dos cursos oferecidos!
O desempenho dos estudantes no ENADE auxilia na composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). São esses indicadores que avaliam a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior em todo Brasil.
2 – O ENADE é obrigatório para obter o diploma!
A participação no ENADE é obrigatória para que todos os estudantes sejam considerados regulares em seus cursos de graduação e consigam emitir os diplomas.
3 – O Exame oferece feedback importante para as instituições:
Os resultados do ENADE são primordiais para as universidades, faculdades e centros universitários para que possam identificar pontos de aprimoramento e ajustes institucionais.
4 – O ENADE traz mais transparência social:
Os dados e resultados do ENADE são públicos e por isso ajudam futuros estudantes a escolherem quais cursos e instituições de ensino têm qualidade comprovada.
5 – O Exame contribui para políticas públicas:
O governo brasileiro também utiliza as informações resultantes do ENADE para desenvolver políticas e ações de Educação Superior que trarão mais benefícios à Educação Brasileira.
E como é organizado o ENADE?
O ENADE é dividido em duas grandes partes:
As Avaliações do ENADE são: a avaliação Teórica (AT) – que é a avaliação tradicional e a Avaliação da Prática (AP) – que os alunos das licenciaturas. O foco é o acompanhamento dos estágios dos alunos, envolvendo os orientadores (professores) e os supervisores (os licenciados das instituições de ensino nas quais os alunos realizam o estágio);
- ***Parte de Formação Geral:
- Comum a todos os cursos, independentemente da área.
- Normalmente são 10 questões, sendo:
- 2 discursivas (respostas abertas).
- 8 de múltipla escolha.
- Avalia habilidades como interpretação de textos, raciocínio crítico, ética, cidadania e atualidades.
- ***Parte de Componente Específico:
- Relacionada diretamente à área ou curso que o estudante está fazendo.
- Geralmente são 30 questões, sendo:
- 3 discursivas.
- 27 de múltipla escolha.
- Cobra o domínio dos conhecimentos técnicos, científicos e práticos exigidos para a formação naquela profissão.
***Mas, atenção, ainda não saiu o edital oficial de 2025, e esses indicativos podem sofrer alterações importantes!
Além da prova, o estudante também precisará preencher:
- Questionário do Estudante:
- É obrigatório e avaliará o perfil socioeconômico do aluno e sua percepção sobre a qualidade do curso e da instituição em que ele estuda. Importante: sem preencher o questionário, o estudante fica em situação irregular, mesmo que faça a prova.
E quem precisa fazer o ENADE?
- Alunos concluintes de cursos de bacharelado e licenciatura: aqueles que tenham previsão de integralização de 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES, e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto do ano de referência do ENADE, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho do ano seguinte;
- Alunos concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham previsão de integralização de 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto do ano de referência do Enade, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro do ano de referência do Enade.
Mas, atenção:
Nem todos os cursos são avaliados todo ano! O ENADE funciona em ciclos trienais, ou seja, cada área é avaliada a cada três anos. Por exemplo: em um determinado ano o Exame pode avaliar cursos como: Engenharia, Arquitetura, etc, e, em outro ano avaliar cursos da área de Comunicação.
E quais os cursos que serão avaliados pelo ENADE em 2025?
No ano de 2025 a prova do ENADE contemplará o chamado ciclo “Ano III”, com cursos das seguintes áreas:
- Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.
- Bacharelado em Ciências Sociais Aplicadas, entre outras;
- Bacharelado em Ciências Humanas e áreas correlatas,
A lista completa, com todos os cursos que serão avaliados este ano, ainda não está disponível pelo INEP, mas é possível acompanhar todas as atualizações diretamente nos sites oficiais: https://www.gov.br/inep/pt-br e do https://enade.inep.gov.br/enade/#!/index
Fique de olho no Blog UNISAL e participe!
- As avaliações dentro do ENADE são:
- A Avaliação Teórica (AT) – que é a avaliação tradicional e
- A Avaliação da Prática (AP) – que os alunos das licenciaturas realizam – o foco é o acompanhamento dos estágios dos alunos, envolvendo os orientadores (professor do UNISAL) e os supervisores (os licenciados das instituições de ensino nas quais o alunos realiza o estágio);
- Também mudou a regra para alunos concluintes que passa a ser:
- Alunos concluintes de cursos de bacharelado e licenciatura: aqueles que tenham previsão de integralização de 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES, e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto do ano de referência do Enade, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até julho do ano seguinte;
- Alunos concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham previsão de integralização de 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto do ano de referência do Enade, ou aqueles com previsão de integralização de 100% (cem por cento) da carga horária do curso até dezembro do ano de referência do Enade.