Universitários de Americana, em missão!
Os voluntários tiveram momentos de convivência com os jovens

Nos 30 e 31 de julho, um grupo de jovens formado por alunos (as) e ex-alunos (as) do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, acompanhado pela Pastoral da Universidade, realizou a Ação Missionária Universitária no Centro Social da Paróquia Santa Luzia, no Jardim Nordeste, na zona leste de São Paulo (SP).

Após dois anos sem realizar o projeto, em virtude das restrições sanitárias desencadeadas pela Covid-19, os alunos e ex-alunos estavam ansiosos para retomá-lo.

“A comunidade educativo-pastoral do Centro Social nos acolheu muito bem, preocupando-se com cada detalhe. Isso fez com que os jovens voluntários se sentissem em casa e dedicassem toda a energia à missão”, comentou Robert do Nascimento, Assistente de Pastoral Universitária da Unidade Americana.

“Fazei tudo por amor, nada por força”

Entre as atividades realizadas, os voluntários tiveram momentos de convivência com os jovens da comunidade; conduziram o oratório, envolvendo-se nos jogos, dinâmicas e o “Boa Tarde. Também aconteceu uma roda de conversa com os jovens sobre a Estreia 2022, mensagem anual do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime, e Projeto de Vida.

“Foram dois dias intensos e que em cada gesto e em cada convivência sentíamos a presença da alegria e do amor que brota do coração de Deus”, comentou o Pastoralista.

O encontro também contou com a participação do Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, SDB, Reitor do UNISAL, e do Padre Cássio Rodrigo de Oliveira, SDB, Vice-Inspetor e Delegado da Pastoral Juvenil Salesiana. Os sacerdotes deixaram uma mensagem de Boa-Noite aos jovens da comunidade e aos missionários, no final do primeiro dia.

Uma experiência de amor, afeto e entrega

Os jovens missionários responderam ao apelo do Papa Francisco que convoca toda a Igreja a transformar-se em uma Igreja em saída que se destaca em missão.

“Foi incrível passar esse fim de semana no Jardim Nordeste! Depois de todo o isolamento necessário para nos proteger da COVID-19, encontrar essas crianças e jovens reacendeu em mim o espírito missionário e a vontade de fazer a diferença”, conta Carla Fantacucci, ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda.

“Ver o trabalho desenvolvido no Centro Social, me deu novas esperanças de que de fato, podemos fazer a diferença na vida das pessoas, no nosso dia a dia! ”, complementa.

Os alunos e ex-alunos destacaram a importância dessa missão e o que significou a sua vivência.

“Esses dois dias foram diferentes do que eu estava acostumada a compreender por missão, mas foram maravilhosos. Consegui ressignificar parte da minha existência e da profissão que escolhi a partir de uma experiência de amor, afeto e entrega”, declara Maria Antonia Bonfante, aluna do 8º semestre do curso de Psicologia.

Segundo a estudante, um dos momentos mais marcantes da Ação Missionária foi a nuvem de palavras sobre a definição de amor a partir da provocação proposta na estreia salesiana de 2022.

E a futura Psicóloga completa: “Fomos levados a discutir o que era amor e foi lindo perceber como é ampla a definição desse conceito e as infinitas possibilidades de aplicação no dia a dia”, encerra.

Texto: Com colaboração do Robert do Nascimento – Edição: Renata Moraes

Fotos: Grupo de Missionários Universitários de Americana.

Mulheres que inspiram: UNISAL participa de mesa redonda sobre saúde e bem-estar da mulher moderna