A Maratona, que se consolida como a “Olimpíada da Programação” no país contou com a presença de instituições renomadas e com o apoio da TOTVS
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Campus São Joaquim, em Lorena, foi sede da 30ª edição da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), realizada com grande sucesso e participação expressiva.
O evento reuniu 110 pessoas, entre competidores, técnicos e equipe de apoio, promovendo um ambiente de cooperação, desafio e inovação.
A Maratona, que se consolida como a “Olimpíada da Programação” no país contou com a presença de instituições renomadas como ITA, UNIFESP, UNIVAP, UNITAU, UNISAL, Fatec Cruzeiro e Fatec São José dos Campos e também com o apoio da TOTVS, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil.
“As parcerias em eventos como este vão muito além do apoio financeiro: elas promovem conexões, interações, abrem portas e criam novas possibilidades para nossos alunos”, destaca o professor e coordenador do curso de Engenharia da Computação, Bruno Bustamante.
UMA GRANDE EXPERIÊNCIA DE CRESCIMENTO ACADÊMICO E PESSOAL
O projeto de sediar a Maratona de Programação foi idealizado pelo curso de Engenharia de Computação do UNISAL, com o objetivo de consolidar a instituição como uma referência regional em educação tecnológica, inovação e excelência acadêmica.
Ainda de acordo com o coordenador do curso a realização do evento teve uma avaliação altamente positiva, tanto pela organização quanto pela qualidade das interações entre os participantes.
“O prédio do UNISAL foi amplamente elogiado pela estrutura moderna e acolhedora, que contribuiu significativamente para o sucesso da Maratona.”, explicou.
Para os alunos, a experiência foi uma oportunidade valiosa de crescimento acadêmico e pessoal, permitindo o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, resolução de problemas complexos e raciocínio lógico.
“A aplicação prática do conhecimento mostrou-se essencial para a formação integral dos estudantes.”, completou o professor.
9 alunos representaram o UNISAL em 3 times diferentes
O UNISAL foi representado por 9 alunos, organizados em 3 times, acompanhados por 2 técnicos – docentes da instituição e 4 discentes que atuaram como equipe de apoio e no final alcançou a 22ª colocação local e a 905ª na classificação geral com o time “Bit_Blinders”, evidenciando a dedicação e o empenho dos alunos.
O time “Tropa do Suga”, do ITA, conquistou o 1º lugar na sede. O placar completo pode ser consultado no link: https://scorelatam.naquadah.com.br/subbr-2025/Score.html
Para o UNISAL, sediar a Maratona reafirma o compromisso institucional com a inovação, excelência acadêmica e formação de profissionais preparados para o setor tecnológico.
No final, todos os objetivos estabelecidos foram alcançados, como a integração de instituições, o estímulo à prática da programação, o incentivo à inovação tecnológica, o fortalecimento do ecossistema acadêmico e a aproximação com empresas parceiras.












