UNISAL promove curso de extensão sobre neurodiversidade na educação em Piquete (SP)
UNISAL promove curso de extensão sobre neurodiversidade na educação em Piquete (SP)

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, em parceria com a Escola Municipal Antônio João, na cidade de Piquete (SP), promoveu em 25 de março de 2024, o curso de extensão “Cenário Neurodiverso e Realidade Educacional”. A iniciativa visa proporcionar momentos de reflexão e formação para professores da rede municipal sobre a temática da neurodiversidade no contexto educacional.

Com carga horária total de 40 horas, o curso segue até junho e será ministrado em formato híbrido, combinando encontros presenciais e atividades online. As aulas serão conduzidas pelas professoras Maria Isabella Araújo (Psicopedagoga) e Gabriela Bento (Neuropsicopedagoga), com supervisão da coordenadora do curso de Psicologia do UNISAL, Unidade Lorena, Professora Márcia Rubez.

O objetivo central do curso é ampliar o conhecimento dos professores sobre a neurodiversidade, com foco em temas como legislação educacional, pluralidade educacional, transtornos de aprendizagem e práticas pedagógicas inclusivas. A partir da análise de diferentes perspectivas, o curso busca fornecer ferramentas para que os professores atuem como agentes de inclusão na sala de aula, promovendo um ambiente de aprendizagem mais justo e acessível para todos os alunos.

Para o professor Mateus Gomes, um dos idealizadores do curso, “os conteúdos abordados visam contribuir para a formação continuada dos professores da rede municipal, capacitando-os para lidar com as diversas necessidades presentes no contexto escolar contemporâneo”. Ele ressalta que “a inclusão é um direito fundamental de todos os alunos, e a formação docente é um pilar fundamental para que essa inclusão seja efetiva.”

A iniciativa demonstra o compromisso da UNISAL com a extensão universitária e com a formação continuada de profissionais da educação. A parceria com a Escola Municipal Antônio João de Piquete reforça o papel da Universidade na comunidade, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre diferentes instituições.

Texto: Com informações do Professor Mateus Gomes. Fotos: Rosângela Jofre e Fabiana Beckmann.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Alunos de Direito do UNISAL Unidade Americana vivenciam mediação judicial de conflitos em matéria empresarial

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro