O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, realizou no dia 01 de setembro, uma atividade formativa com foco na promoção da cidadania e da diversidade. O encontro teve como tema “Identidade e Letramento Racial” e foi conduzido pelo palestrante Bruno César dos Santos.
A iniciativa integrou a disciplina Ética e Cidadania, ministrada pelo professor Mateus Afonso Gomes, e reuniu estudantes dos cursos de Educação Física e Engenharia Mecânica. O objetivo foi estimular reflexões sobre a construção de identidades plurais e o reconhecimento das relações étnico raciais nos contextos acadêmico, social e profissional.
Durante o bate-papo, Bruno César destacou que o letramento racial vai além da compreensão de conceitos teóricos.
“Trata-se de uma prática de consciência crítica que contribui para a formação de cidadãos engajados com a diversidade e comprometidos com a justiça social” – destacou.
O momento foi marcado por relatos, perguntas e reflexões dos estudantes, evidenciando o envolvimento da comunidade acadêmica com temas relevantes para a sociedade.
A escolha do tema está diretamente relacionada às discussões contemporâneas sobre equidade, respeito às diferenças e inclusão. A disciplina Ética e Cidadania, ofertada em todos os cursos do UNISAL, busca ampliar o olhar dos estudantes para valores humanos, sociais e culturais que transcendem o aspecto técnico das profissões.
Segundo o professor Mateus Afonso Gomes, abordar questões raciais no ambiente universitário reforça o compromisso do UNISAL com uma formação ética, crítica e cidadã.
“Quando nossos futuros profissionais compreendem a importância da diversidade e do respeito às diferenças, tornam-se agentes de transformação em suas áreas de atuação e na sociedade”, afirmou.
Esse diálogo também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 4, que trata da educação de qualidade e o ODS 10, voltado à redução das desigualdades.
A ação reafirma o papel do UNISAL na promoção de uma educação integral e humanista, pautada nos valores da cidadania, da ética e do respeito às diferença.


