O UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – marcou presença na reunião de lançamento do Programa de Treinamento e Qualificação em Telessaúde promovido pela Prefeitura Municipal de Campinas. Representando a instituição, o Prof. Anderson Luiz Barbosa participou do encontro, que contou com autoridades locais e representantes de diversas Instituições de Ensino Superior da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O evento reuniu o Prefeito Dário Saadi, o Secretário da Saúde Lair Zambon, o Vereador Paulo Haddad, a Diretora de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital Marcelle Benetti, além de representantes das principais instituições de ensino superior de Campinas. A proposta é fortalecer a formação dos estudantes da área da saúde para atuação em Telessaúde, uma tendência crescente no cuidado à saúde pública.
Formação gratuita e convênio educacional
O programa contempla duas ações principais. A primeira é um curso gratuito de 40 horas voltado aos alunos dos cursos de saúde das IES participantes. Com 32 horas assíncronas via Moodle e 8 horas síncronas, o curso visa preparar os estudantes para o atendimento telepresencial, ampliando suas possibilidades de atuação profissional.
A segunda ação envolve o convite da Prefeitura de Campinas para que as instituições formalizem um convênio educacional específico, permitindo que os alunos atuem na telessaúde do SUS Municipal. Para o UNISAL, isso representa uma oportunidade de diversificar os campos de prática dos cursos como Educação Física, Psicologia e Enfermagem. O convite para formalização de convênios educacionais específicos visa diversificar as experiências práticas dos alunos, proporcionando contato direto com as demandas da saúde digital no SUS Municipal.
UNISAL, faz Sentido pra você!
A participação do UNISAL nesse projeto reforça o compromisso da instituição com a formação integral dos seus estudantes, alinhada ao carisma Salesiano de São João Bosco, que valoriza a inovação, o cuidado com o próximo, a inserção na comunidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Saiba mais:
Para participar do Programa de Treinamento e Qualificação em Telessaúde os interessados devem entrar em contato com os respectivos coordenadores de cada curso.
