O UNISAL Lorena promoverá, a partir de abril, durante todo o ano de 2025, o Projeto Patas no Campus. A ação, extensionista, tem parceria especial da ONG (Organização Não Governamental), Patas do Caminho, da Prefeitura Municipal, a partir da exposição de painéis informacionais, rodas interativas e debates mensais sobre adoção responsável de animais de estimação. Realizado com o envolvimento da Pastoral Universitária do Campus, o projeto trará, a exposição permanente – durante todo o ano – de painéis (virtuais e físicos) dispostos em dados atualizados e informações sobre os animais que necessitem de acolhimento por estarem sem lar e sem tutores na cidade de Lorena.
De acordo com a coordenação extensionista do UNISAL a adoção responsável de animais de rua é um desafio social constante que ainda enfrenta altos índices de abandono de cães e gatos. Dados atuais da OMS (Organização Mundial da Saúde), apontaram que há cerca de 30 milhões de cães e gatos abandonados no Brasil, vivendo em condições precárias, muitas vezes, vítimas de maus-tratos, doenças e falta de alimento.
Nesse contexto, o projeto do UNISAL Lorena buscará contribuir ativamente na redução do abandono, além de estimular a adoção responsável de cães e gatos nestas situações, por meio da criação dos murais físico e digital para divulgação das fotos e informações desses animais. Os murais serão disponibilizado em locais de grande circulação dentro e fora da universidade, visando ampliar o alcance da ação, engajando a comunidade acadêmica e local na adoção.
O Centro Universitário fará, também, o acompanhamento da Pós-Adoção, a partir da coleta de dados sobre os novos tutores, como informações de contato, para um possível acompanhamento de como está o animal, e se o novo responsável se mantém ciente das responsabilidades envolvidas. O projeto está na fase final de implementação e deverá divulgar, nas próximas semanas, um calendário inicial com as atividades propostas pelo projeto do Centro Universitário.

