Parceria reforça a Política de Internacionalização da Instituição e abre portas para mobilidade acadêmica, pesquisas conjuntas e eventos internacionais
O Centro Universitário Salesiano de São Paulo, UNISAL, acaba de anunciar um novo convênio internacional com a Universidad Politécnica Salesiana (UPS), do Equador, fortalecendo sua Política de Internacionalização e criando novas oportunidades para os alunos e docentes. A iniciativa integra um conjunto de ações que visam ampliar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, além de promover a empregabilidade dos egressos e a inserção efetiva da Instituição no cenário global.
A Política de Internacionalização do UNISAL está alinhada às diretrizes do Ministério da Educação e busca consolidar a vocação internacional da Instituição por meio de parcerias estratégicas. Essas ações incluem programas de mobilidade acadêmica, projetos de pesquisa colaborativa e eventos que fomentam a troca cultural e científica entre diferentes países.
Segundo a Profa. Dra. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, Pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação e Coordenadora da Comissão de Internacionalização do UNISAL, o convênio com a UPS nasceu da aproximação entre quatro instituições salesianas da América Latina: Brasil, Chile, Argentina e Equador, para a criação da Rede IUS de Psicologia.
“Após diversos encontros virtuais, realizamos, em junho deste ano, a I Jornada de Psicologia, com o tema ‘Psicólogo Salesiano’. Agora, com a formalização do convênio, novas atividades serão propostas, envolvendo pesquisas conjuntas, possibilidades de mobilidade e a realização de eventos”, destaca a professora.
Com essa parceria, o UNISAL reafirma seu compromisso com a formação integral e global dos seus alunos, oferecendo experiências que contribuem para o desenvolvimento acadêmico, cultural e profissional, além de fortalecer a presença salesiana no contexto internacional.
Moçambique e Casa Afro de Lorena: um avanço para cooperação internacional

Pensando em melhorias contínuas no ensino, oo dia 24 de novembro aconteceu a primeira reunião com a Universidade Licungo de Moçambique, em articulação com a Casa Afro de Lorena e o Núcleo de Estudos das Relações Étnico-Raciais do UNISAL Lorena. O encontro marcou um passo importante para a construção de uma parceria voltada à mobilidade acadêmica, trocas culturais e atividades digitais.
Para o Prof. Me. Diego Amaro de Almeida, coordenador do Núcleo, a iniciativa representa um marco para a cooperação bilateral:
“A articulação institucional promovida pelo Núcleo e pela Casa Afro, que culminou no diálogo entre as pró-reitorias vinculadas à internacionalização do UNISAL e a Universidade Licungo de Moçambique, estabelece um marco para a cooperação bilateral. Tal parceria visa o intercâmbio em mobilidade acadêmica, trocas culturais e atividades digitais, projetando um enriquecimento mútuo de experiências e consolidando a evidente sinergia entre as instituições em sua dimensão transnacional.”, afirmou
A Profa. Dra. Zaida Jova Aguila, docente do curso de Engenharia e membro da Comissão de Internacionalização, reforça a relevância estratégica da iniciativa:
“Considero que o intercâmbio entre o UNISAL e a Universidade de Moçambique representa um movimento estratégico para o fortalecimento de redes internacionais de pesquisa, favorecendo a produção científica colaborativa e interdisciplinar. Possibilitará a mobilidade de docentes e discentes, promovendo a circulação de saberes. Além disso, a imersão cultural resultante desse intercâmbio contribui para uma experiência formativa e consolidará práticas universitárias de alcance internacional.”
Primeira Aula Espelho entre UNISAL e UCSH promove internacionalização “at home”
Já no dia 11 de dezembro, o UNISAL realizará sua primeira Classe Espelho com a Universidad Católica Silva Henríquez (Chile), envolvendo alunos e professores do curso de Direito. A atividade, intitulada “Derechos Fundamentales / Direitos Fundamentais”, será conduzida pelos professores Álvaro Benavides (UCSH) e Antonio Sávio da Silva Pinto (UNISAL), criando um espaço virtual de diálogo comparado sobre direitos fundamentais e a estrutura constitucional do Poder Judiciário nos dois países.
Segundo o Prof. Antonio Sávio, a proposta pedagógica da aula espelho vai além do aprendizado técnico:
“Mais do que um simples exercício acadêmico, a Classe Espelho consolida-se como um espaço de cooperação internacional voltado à formação de juristas comprometidos com uma sociedade mais justa, solidária e globalmente conectada.”
A dinâmica prevê apresentações de cinco minutos por parte dos estudantes, seguidas de debates e perguntas, estimulando competências interculturais, comunicação jurídica em outro idioma e reflexão crítica sobre direitos humanos na América Latina. A presença de uma aluna-anfitriã brasileira, fluente em espanhol, reforça o caráter colaborativo e inclusivo da iniciativa.