UNISAL Campus Lorena encerra semestre com a entrega e apresentação dos Projetos Integradores

Como marco acadêmico, para fechar cada período letivo, os estudantes do UNISAL (Campus Lorena) também compartilharam e apresentaram pesquisas, estudos e projetos conclusivos do semestre, durante a tradicional Mostra de Projetos Integradores. Os participantes explanaram, no mês de junho, os avanços em suas diversas etapas e áreas de formação acadêmica. Participaram, por exemplo, dentre todos os cursos da unidade, alunos do curso de Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Direito, Engenharia de Produção e Administração.

O “Projeto Arquitetônico de um Edifício Residencial Multifamiliar de Interesse Social” da Engenharia Civil decorreu desde o 1° semestre do curso, em que os alunos foram convidados a desenvolverem uma iniciativa neste âmbito, visando cidades de pequeno e médio porte, a partir da ideia de empreendimentos sustentáveis e inteligentes que passam a fazer parte da realidade e necessidade habitacional brasileira.

A ação consistiu na elaboração de um projeto residencial para um apartamento, fornecendo todas as informações relacionadas às instalações e análise estrutural deste tipo de construção otimizada e popular. Enquanto isso, os alunos do curso de Engenharia Mecânica foram desafiados ao desenvolvimento de prensas hidráulicas como parte do Projeto Integrador. A proposta visou integrar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso com a prática, incentivando a inovação e a aplicação de conceitos de engenharia na resolução de problemas reais.

Já o projeto para aplicação de melhorias dos processos empresariais da Engenharia de Produção apresentou estratégias e aplicações de melhorias de processos dentro de uma empresa verídica, escolhida pela equipe, seguindo critérios técnicos pré-estabelecidos. A aplicação da melhoria precisou comprovar a ideia estruturada por no mínimo três ferramentas aplicáveis de qualidade/processo.

No âmbito da Educação Física o projeto trouxe vários módulos com ações interdisciplinares sobre o universo dos brinquedos, do ritmo, da arte, do lúdico criativo, dos jogos e brincadeiras, além dos estudos fisiológicos e dinâmicas das atividades e esportes coletivos, visando a contribuições da Educação Física para ampliação da cultura socioeducativa.

Em Administração, alunos do 7º semestre foram desafiados a desenvolverem planos atuais de negócios completos e viáveis. O objetivo maior foi a integração dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso com a prática empresarial, estimulando a criação de projetos que possam ser implementados no Mercado real e contemporâneo.

E, por fim, o Curso de Direito conduziu os alunos ingressantes às oficinas voltadas ao aprendizado da pesquisa forense, no qual desenvolveram a competência do uso de doutrina, legislação e jurisprudência na solução de casos jurídicos (1º Semestre – Técnicas Em Pesquisa Jurídica). O 2º Semestre – WAC (Writing Across the Curriculum) desenvolveu, em oficina, a capacidade de escrita científica e jurídica. O 5º Semestre – MAC (Mediação, Conciliação e Arbitragem) participou de oficinas ligadas às técnicas extrajudiciais de solução de conflitos, realizando simulações sob orientação de profissionais; o 7º Semestre realizou a Audiência Simulada com a prática nas audiências cíveis, penais e trabalhistas e o 9º Semestre – TCC – trabalhou em equipe no desenvolvimento de artigos científicos, com temas ligados à pesquisa forense.