UNISAL Campinas participa da Mostra de Responsabilidade Social 2023
"Você tem fome do quê? A responsabilidade social e seu compromisso com os direitos fundamentais do ser humano".

A Unidade Campinas do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL sediou, pela primeira vez em seu campus, a Mostra de Responsabilidade Social e o Fórum de Responsabilidade Socioambiental. Em sua vigésima edição, com o tema “Você tem fome do quê? A responsabilidade social e seu compromisso com os direitos fundamentais do ser humano”, o evento, que ocorreu inicialmente na Unidade Americana, teve como objetivo refletir sobre as temáticas mais urgentes propostas pela Igreja e pela sociedade, abordando o presente e as perspectivas futuras no campo da responsabilidade social.

A Mostra de Responsabilidade Social e o Fórum de Responsabilidade Socioambiental têm como principais objetivos a reflexão sobre temáticas que evidenciam o comprometimento com a responsabilidade social e o meio ambiente, por meio da contribuição das diversas áreas das ciências. Esses eventos proporcionam discussões, apresentação de trabalhos e compartilhamento de experiências sob a ótica dos eixos temáticos dos núcleos institucionais da Educação Ambiental, das Relações Étnico-Raciais e dos Direitos Humanos, em consonância com as propostas institucionais do UNISAL, da Igreja e da sociedade.

Entre as atividades realizadas no Campus São José, destacam-se as palestras das assistentes sociais da Prefeitura de Campinas, Maria José Tofoli (coordenadora DAS Leste) e Elisabeth Ximenes Lourenço (CRAS Recanto Anhumas), que abordaram o tema do SUAS – Sistema Único de Assistência Social e como ele está organizado em Campinas. Além disso, os alunos do 7º semestre do curso de Psicologia apresentaram projetos sobre a efetivação do compromisso social e ético-político do psicólogo nas políticas sociais.

“A realização do evento na Unidade Campinas proporcionou às representantes do Poder Público a oportunidade de conhecer a comunidade de aprendizagem do UNISAL Campinas, por meio de seus trabalhos e projetos. Para o corpo discente e docente presentes no evento, foi uma oportunidade de conhecer a organização do município no âmbito da Assistência Social e dos programas de inclusão. Essa conexão entre os conhecimentos acadêmicos e o dia-a-dia de uma rede tão complexa nos permite, como instituição, formar profissionais conscientes de seu compromisso como cidadãos e preparados para enfrentar os desafios de atender e contribuir para suprir as diferentes ‘fomes’ da população da cidade”, destacou a Prof.ª Wanessa Gazzoni, responsável pela Extensão Universitária da Unidade.

Texto e fotos: Com informações de Klaus Werner, do Marketing e Comercial da Unidade Campinas.

Alunos do UNISAL Lorena recebem as carteiras oficiais da OAB.