UNISAL Americana distribui 80 mudas de árvores como parte do projeto Universitário Raiz

Em sintonia com a Laudato Si e a crise ecológica, iniciativa envolve alunos na arborização da cidade

Em 2022, um grupo de alunos, ex-alunos e colaboradores (Extensão e Pastoral) do UNISAL, Unidade Americana, se reuniu para discutir uma ação ambiental no ambiente universitário, que envolvesse os estudantes do campus Maria Auxiliadora de forma totalmente ativa. Dessa iniciativa, surgiu, então, o projeto Universitário Raiz, cujo objetivo é o incentivo à arborização da cidade de Americana (SP), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município.

Em março, em mais uma edição do Universitário Raiz, alunos previamente inscritos no projeto receberam 80 mudas de árvores, comprometendo-se com o plantio. As mudas, que incluem oiti e ipê-branco, deixarão a cidade ainda mais bonita e com a marca simbólica do compromisso dos alunos do UNISAL com o meio ambiente.

Plantar árvores: um gesto de criatividade e responsabilidade

A iniciativa está alinhada com as políticas ambientais e com a mensagem do Papa Francisco em sua Carta Encíclica Laudato Si – Sobre o Cuidado da Casa Comum, que enfatiza a importância da educação ambiental, na sensibilização para os impactos da crise ecológica e na promoção de novos hábitos. A “cidadania ecológica” é destacada como geradora de mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente.

O Papa Francisco também ressalta que a educação na responsabilidade ambiental pode incentivar comportamentos como o plantio de árvores, o que demonstra uma criatividade generosa e dignificante, revelando o melhor do ser humano. O compromisso do UNISAL com a mudança ecológica integral e a conversão ecológica reflete-se nas ações realizadas em mais uma edição do Universitário Raiz.

É importante lembrar que o projeto não termina com a entrega e o plantio das mudas. A cada semestre, novas ações serão realizadas para tornar a sociedade mais arborizada e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Texto: Robert Soares do Nascimento – Professor da Extensão.
Fotos: Vaníria F. Tozato, Assistente da Gerência e a Professora Ana Claudia Tresm
ondi.