No dia 25 de fevereiro o UNISAL Campinas promoveu um importante encontro no Laboratório de Civil/Materiais, reunindo representantes de três cooperativas de reciclagem: Coop Aliança, Coop Santa Genebra e Coop Renascer. O encontro contou com a participação direta da Profª. Drª. Zaida Aguila e do Prof. Me. Marcos Camargo que conduziram as atividades.


Durante a ação os participantes aprenderam como se dá o Procedimento Operacional Padrão (POP) para a reciclagem de papel, vidro e plástico, e, em seguida, os cooperados participaram ainda de um treinamento específico sobre o POP necessário à reciclagem de vidro. Para elucidar a aprendizagem foi organizada uma atividade prática que resultou na produção de duas peças de vidro reutilizando o material reciclado. Além destas ações, discutiu-se ainda sobre a criação de um canal de comunicação para a comercialização dessas peças, promovendo maior autonomia e valorização do trabalho das cooperativas participantes.
A iniciativa deste mês faz parte do projeto contínuo do UNISAL no incentivo de práticas sustentáveis e capacitação de cooperados na reciclagem de diferentes materiais. Em março de 2025 os treinamentos seguirão com foco na reciclagem de papel e plástico!
O UNISAL Campinas e a Sustentabilidade
O UNISAL Campinas e a empresa suíça JuWe atuam juntas, desde 2023, em um projeto especial de reciclagem desenvolvido em conjunto com as Cooperativas de Material Reciclado de Campinas, a Prefeitura Municipal e a própria JuWe. Este projeto visa melhorar a qualidade de vida dos cooperados que vivem na cidade, promovendo a valorização do trabalho com estes materiais recicláveis. A iniciativa foi desenvolvida por professores e estudantes do UNISAL com foco principalmente na transformação destes materiais, tais como papel, plástico e vidro. O objetivo é permitir que as cooperativas possam transformá-los em novos produtos, para que assim, haja um aumento comercial capaz de bater valores de até 300 vezes mais, em relação aos valores de vendas dos mesmos materiais em estado bruto.
A primeira fase do projeto foi realizada entre maio de 2023 e abril de 2024. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de expansão, com novas demandas de investimento e recursos. A segunda fase do projeto se iniciou em setembro de 2024 e seguirá até 2025.