Tarsila do Amaral: Uma Jornada de Arte e Transcendência

No dia 18 de abril de 2024, um grupo de 28 alunos e alunas do Programa Idade Ativa do UNISAL – São Paulo/Santa Teresinha teve a oportunidade de vivenciar uma experiência ímpar: o espetáculo “Tarsila, a brasileira”, no Teatro Santander. Sob a orientação do professor Volney Paulo Guaranha e da coordenadora Karen Monteiro, os espectadores mergulharam na vida e na obra da icônica pintora brasileira.

O musical, uma celebração da Cultura Brasileira, traça um panorama abrangente da Semana de Arte Moderna. Desde a chegada de Tarsila do Amaral ao Brasil em 1922 até seu encontro com os modernistas, sua vida em São Paulo e o ateliê parisiense, as revoluções estéticas e o movimento antropofágico, até a Crise de 1929 e suas pinturas sociais, o espetáculo é uma viagem pela história e pelas convicções dessa artista visionária. Não se esquece, também, de abordar sua prisão no governo de Getúlio Vargas, as perdas que enfrentou e sua convicção profunda de que a arte é um veículo para a transcendência pessoal e coletiva.

Para as alunas presentes, como Heloísa Amaral, a noite foi verdadeiramente especial, enquanto Maria Júlia F. Gazarini destacou a maravilhosa e envolvente interpretação dos atores. A Professora e Coordenadora do Idade Ativa, Karen Monteiro, compartilhou sua reflexão: o musical não apenas entreteve, mas também educou. “Este é um momento que desejamos repetir ao longo do ano no Programa Idade Ativa. Mais do que oferecer acesso à educação, buscamos garantir aos idosos o acesso à cultura, à arte, ao lazer – elementos que enriquecem suas vidas e os incentivam a participar ativamente da comunidade.”

Este encontro com a arte e a história de Tarsila do Amaral não foi apenas uma experiência cultural, mas uma oportunidade para refletir sobre como a arte pode ser um farol de transcendência em tempos desafiadores, como os que vivemos. O legado de Tarsila continua a inspirar, lembrando-nos do poder transformador da expressão artística.

Texto e fotos: Professora Karen Monteiro, Coordenadora do Programa Idade Ativa Pio XI e Santa Teresinha.

Egressos do UNISAL de Campinas e Lorena serão homenageados no 27º Prêmio Crea-SP pela excelência em Engenharia