Exploração de símbolos religiosos no Programa Idade Ativa
As matrículas para o segundo semestre já estão abertas.

No Programa Idade Ativa, muitos dos conteúdos estudados são oportunidades para integração e compartilhamento de experiências e valores. Foi exatamente isso que aconteceu neste mês de junho de 2023, na disciplina “O Fantástico Mundo das Religiões” no UNISAL, Unidade São Paulo, campus Santa Teresinha.

A atividade começou com a definição do que é um objeto sagrado, encorajando os alunos a trazerem um objeto que representasse sua fé, cultura ou crença pessoal. Desde amuletos até textos religiosos, de símbolos espirituais a objetos herdados de gerações passadas, os alunos trouxeram uma variedade de itens carregados de significados.

Cada aluno teve a oportunidade de explicar a importância do objeto sagrado, sua influência na vida diária e sua conexão com o mundo ao seu redor. Essas apresentações permitiram que todos os participantes embarcassem em uma jornada de descoberta cultural e emocional, revelando histórias guardadas no coração de cada um.

Os discentes que compartilharam seus objetos sagrados demonstraram orgulho e coragem ao falar sobre suas experiências pessoais. Apresentaram esses objetos como fontes de conforto, orientação e força interior, e muitos se sentiram valorizados e respeitados. Segundo o Prof. Max de Oliveira, responsável pela disciplina, “essa iniciativa proporcionou a todos a oportunidade de expressar suas crenças religiosas (ou não) e se mostrou não apenas educativa, mas também emocionalmente significativa para os participantes e espectadores”.

O docente destacou que “a atividade foi uma experiência enriquecedora que promoveu a diversidade cultural e religiosa. Ao fornecer um espaço inclusivo e acolhedor para a expressão das crenças pessoais, a turma e a comunidade educativa fortaleceram seus laços. Essa experiência estimulou o diálogo intercultural, demonstrando a importância da educação inclusiva, na qual todos os alunos se sentem valorizados e respeitados, independentemente de sua religião ou crença”.

A coordenadora do Programa Idade Ativa em São Paulo, Prof.ª Karen Simões Monteiro, parabenizou o professor pela atividade e as turmas pelo empenho e participação. Ela ressaltou a importância dessa disciplina no programa, afirmando que “não poderíamos deixar de discutir religião, pois corresponde à dimensão existencial do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Hoje, mais do que nunca, precisamos aprender a acolher o diferente, e a palavra de ordem é alteridade”. A coordenadora também enfatizou que “experiências como essa, vivenciadas pelos alunos, nos ensinam a buscar uma espiritualidade que alicerce a vida e, ao mesmo tempo, nos empurre em direção ao outro, à comunhão, à solidariedade, pois é aí que encontramos Deus”.

O Programa Idade Ativa em São Paulo funciona nos campi Santa Teresinha e Pio XI, além de oferecer uma Turma Remota aberta a todas as pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo.

As matrículas para o segundo semestre já estão abertas. Para obter mais informações sobre o Programa, entre em contato pelo e-mail: extensao.santa@unisal.br.

Texto: Com informações da Professora Karen Monteiro | Fotos: Professor Max de Oliveira.