Seminário de Teologia homenageia os 80 anos do Padre Lima
Seminário de Teologia homenageia os 80 anos do Padre Lima
O Padre Luiz Alves de Lima, SDB, Professor emérito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Pio XI, e homenageado do dia, discursou sobre a sua trajetória teológica- catequética.

 “A catequese no pensamento teológico-pastoral pós-conciliar” foi o tema do Seminário de Teologia, que aconteceu no dia 31 de outubro, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Campus Pio XI. Durante o evento, ocorreu o lançamento do livro “A catequese no processo de evangelização e na missão da Igreja”, como parte das comemorações em homenagem aos 80 anos de vida e 40 anos de magistério do Dr. Padre Luiz Alves de Lima, SDB, um dos maiores especialistas em Catequese do Brasil e da América Latina.

O seminário contou com a presença do Padre Sérgio Augusto Baldin Júnior, SDB, Reitor do UNISAL, Prof.ª Dra. Eliana Rodrigues, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação; Prof.º Padre Paulo Profilo, SDB, diretor-geral da Presença Salesiana no Alto da Lapa e diretor do Instituto Pio XI; Prof.º Antonio Wardison da Silva, coordenador do Curso de Teologia. Um dos objetivos do seminário foi refletir sobre a ação catequética pós-Concílio Vaticano II.

No início do evento, houve uma missa, presidida pelo Padre Paulo Profilo, e a homília foi feita pelo Padre Humberto Robson de Carvalho, SDB, coordenador do Curso de Pós-graduação em Catequese do UNISAL. Em seguida, o Padre Sérgio Augusto, Reitor do UNISAL, fez a abertura do seminário em homenagem ao Padre Lima.

De forma remota, participou também do evento, Dom José Antonio Peruzzo, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Em sua conferência, o bispo falou sobre o Diretório Nacional de Catequese: natureza e historicidade. O documento oferece os princípios teológicos pastorais fundamentais e algumas orientações gerais relevantes para a prática da catequese em nosso tempo.

O Padre Luiz Alves de Lima, SDB, Professor emérito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, campus Pio XI, e homenageado do dia, discursou sobre a sua trajetória teológica- catequética.

Clique aqui e confira como foi o Seminário.

“A catequese no processo de evangelização e na missão da Igreja”

Ao final do seminário houve o lançamento do livro em homenagem aos 80 anos do Padre Lima. A obra conta com 13 autores e tem mais de 240 páginas. Nela, os escritores buscam fazer memória viva do padre Luiz Alves de Lima, demonstrando a inspiração e a progressão de seu pensamento catequético.

Segundo o organizador e um dos autores, Padre João Neto, SDB, o livro também expressa os sentimentos da comunidade acadêmica e de todos os catequistas que, em torno do Padre Lima, receberam o que de melhor ele pode oferecer.

“Os ensinamentos e propostas do padre Lima ainda hão de iluminar e transformar a vida de muitos que seguirão no caminho delineado e traçado por ele, como via segura para um verdadeiro mergulho no mistério de Deus”, declarou padre João Neto.

Devido a sua relevância para a reflexão do pensamento catequético e para a formação dos catequistas, ela está inteiramente gratuita em sua versão eletrônica.

Clique aqui para baixar o livro.

Texto: Renata Moraes com informações da Professora Karen Monteiro e Missão Salesiana de Mato Grosso.

Fotos: Gabriel Silva e Professora Karen Monteiro.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro