UNISAL Lorena promove rodas de conversa sobre os impactos da violência no Rio de Janeiro e o papel da educação na transformação social
UNISAL Lorena promove rodas de conversa sobre os impactos da violência no Rio de Janeiro e o papel da educação na transformação social

Estudantes dos cursos de Psicologia e Direito participaram das dinâmicas

Estudantes dos cursos de Psicologia e Direito do UNISAL Lorena participaram de rodas de conversa que abordaram os impactos dos recentes episódios de violência no Rio de Janeiro, especialmente sobre a infância, a juventude e a comunidade escolar. As atividades, realizadas durante as aulas, proporcionaram espaços de diálogo profundo e interdisciplinar, reafirmando o compromisso da formação acadêmica com a defesa dos direitos humanos e a transformação social.

No encontro da disciplina Legislação e Políticas Educacionais, os estudantes do 8º semestre da Licenciatura em Psicologia participaram de uma roda de conversa conduzida pelo professor Mateus Gomes. A atividade contou com a presença dos professores Zilda, Ricardo e Cínthia, da Escola Severino Moreira Barbosa, que compartilharam experiências e reflexões sobre os desafios enfrentados no cotidiano escolar, especialmente em contextos marcados por vulnerabilidades sociais.

O debate foi estruturado em dois eixos centrais: a atuação dos psicólogos na educação, com foco na juventude, e a atual conjuntura de violência e violação de direitos humanos no Rio de Janeiro. A partir desses temas, os participantes refletiram sobre o papel ético e social da Psicologia e do Direito diante das desigualdades, destacando a importância de práticas comprometidas com a dignidade humana, a inclusão e a justiça social.

Durante os encontros, os estudantes foram provocados a pensar sobre o potencial da escola e das instituições jurídicas como espaços de acolhimento, prevenção e promoção da cidadania. Os relatos dos convidados evidenciaram a urgência de uma formação crítica e sensível às múltiplas dimensões que atravessam os ambientes educativos e sociais — da aprendizagem às questões culturais, éticas e legais.

Com a participação de 25 pessoas na roda de conversa da Psicologia, a atividade foi encerrada com um compromisso coletivo: fortalecer práticas que promovam empatia, equidade e respeito às diversidades. Como destacou o professor Mateus Gomes:

“A Psicologia na escola não é neutra. Ela deve ser ética, crítica e humana, atuando para transformar vidas e combater qualquer forma de exclusão ou violação de direitos.”

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