Quais as expectativas para a inteligência artificial no futuro?
Quais as expectativas para a inteligência artificial no futuro?

A inteligência artificial (IA) é um campo de estudo interdisciplinar que abrange diversas áreas do conhecimento, buscando desenvolver sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente requerem inteligência humana. O objetivo principal da IA é resolver problemas práticos do dia a dia, oferecendo soluções eficientes e inovadoras em diversos domínios.

Para falar sobre as expectativas para a inteligência artificial no futuro, Paulo César Barreto da Silva, professor do Curso de Engenharia de Computação do UNISAL – Unidade Americana, participou ao vivo, na terça-feira, 6 de fevereiro, do quadro CBN Educação.

No início da entrevista, o Prof. Paulo explicou aos ouvintes da Rádio CBN Campinas sobre essa área do conhecimento e sua definição: “A inteligência artificial hoje está presente em todas as áreas. Ela surge como uma tecnologia para integrar diversas áreas do conhecimento, seja na educação, no direito, na saúde. Atualmente, a inteligência artificial representa um grande movimento, não apenas tecnológico, mas também no apoio cada vez maior às pessoas para desenvolverem suas atividades”.

O docente também abordou o fato de que muitas pessoas ainda não conhecem totalmente ou se assustam com o alcance da Inteligência Artificial. “A impressão que as pessoas têm é exatamente esta: que a inteligência artificial vem para nos espionar. No entanto, vamos desmistificar a inteligência artificial. Ela, na verdade, é uma tecnologia que existe desde a década de 40 e começou a se tornar mais comum nos últimos anos, principalmente com algoritmos para identificação de padrões”.

Segundo o Prof. Paulo César, as pessoas muitas vezes associam a inteligência artificial apenas ao Chat GPT, mas ela vai muito, além disso. A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em diversas áreas do conhecimento, como o Direito e a Engenharia. “No Direito, a IA é utilizada para triar demandas, identificar similaridades em casos. Já na Engenharia, a IA é aplicada para analisar dados, detectar padrões e otimizar processos”, explica.

A IA é uma ferramenta poderosa que pode auxiliar profissionais em diversas áreas e permite que os profissionais se concentrem em tarefas mais complexas e estratégicas, além de aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho.

Para assistir à entrevista na íntegra, clique aqui.

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL. Com colaboração de Amanda Gomes, da Comunicação e Marketing.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Programa de Monitoria 2024

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro