Alunos de Engenharia de Computação apresentam Projeto Integrador
Alunos do 7º semestre do curso de Engenharia de Computação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, Unidade Americana, apresentaram o trabalho de conclusão da atividade acadêmica denominado Projeto Integrador.

No início de junho, alunos do 7º semestre do curso de Engenharia de Computação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, apresentaram o trabalho de conclusão da atividade acadêmica denominado Projeto Integrador. A atividade agrega todos os conteúdos estudados pelos alunos durante o percurso formativo no UNISAL.

A partir dessa dinâmica, duas equipes de alunos, orientadas pelo Prof. Paulo Barreto, apresentaram dois aplicativos para celular, desenvolvidos com o objetivo de utilização pela Guarda Municipal de Americana:

• GamaApp – Sistema de Denúncias (alunos Gabriel Menegatto, André Oliveira, Cristiano Bizetto, João Guilherme Alcalde e Caio Franzo)
  • Developers – App de Cadastros de multas (alunos Fernanda Fernandes, Gustavo Jordão, Gustavo Lopes, Vinicius Silva)

Origem do projeto

A temática surgiu em outubro de 2021, quando o UNISAL, Unidade Americana, recebeu uma carta-convite, com o escopo do projeto “Inova Americana”, liderado pelo vereador Sílvio Dourado e fomentado pelo Prof. Francisco Giocondo, como agente de Prospecção de Projetos de Inovação (IFSP- Instituto Federal de São Paulo).

O objetivo da iniciativa era o desenvolvimento de um aplicativo de celular para ser utilizado pela Guarda Municipal de Americana (GAMA), com foco em desenvolver utilidades para a segurança pública e facilitar a comunicação e a aproximação dos munícipes com o órgão municipal.

A ideia motivou, assim, alunos e professores do 7º semestre de Engenharia de Computação, que desenvolveram os dois modelos de aplicativos. Os projetos foram orientados pelo Prof. Paulo Barreto e acompanhados pelo coordenador do Curso, Sérgio Yoshioka.

Avaliação

A apresentação dos estudantes contou com a avaliação dos professores Paulo Barreto (orientador), Sérgio Yoshioka (coordenador do Curso), Oclair Prado, Paulo Soares, Juliano Angeli e Vitor A. Melo (coordenador da Missão Institucional) e Marcelo Scudeler (diretor acadêmico).

Também participaram da avaliação, como convidados externos, o Prof. Luis Barreto, Prof. Grancisco Giocondo (Instituto Federal de São Paulo), o vereador Sílvio Dourado (Câmara Municipal de Americana) e o inspetor Wendell (Guarda Municipal de Americana).

Sempre aberta ao diálogo com a sociedade americanense e suas demandas, o UNISAL coloca-se à disposição para contribuir pela construção do bem comum do Munícipio.

Texto: Marcelo Scudeler

Fotos: Vaníria Felippe Tozato.

8º Congresso Internacional de Direitos Humanos está com inscrições abertas