Alunos de Engenharia de Computação apresentam Projeto Integrador
Alunos de Engenharia de Computação apresentam Projeto Integrador
Alunos do 7º semestre do curso de Engenharia de Computação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL, Unidade Americana, apresentaram o trabalho de conclusão da atividade acadêmica denominado Projeto Integrador.

No início de junho, alunos do 7º semestre do curso de Engenharia de Computação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, apresentaram o trabalho de conclusão da atividade acadêmica denominado Projeto Integrador. A atividade agrega todos os conteúdos estudados pelos alunos durante o percurso formativo no UNISAL.

A partir dessa dinâmica, duas equipes de alunos, orientadas pelo Prof. Paulo Barreto, apresentaram dois aplicativos para celular, desenvolvidos com o objetivo de utilização pela Guarda Municipal de Americana:

  • GamaApp – Sistema de Denúncias (alunos Gabriel Menegatto, André Oliveira, Cristiano Bizetto, João Guilherme Alcalde e Caio Franzo)
  • Developers – App de Cadastros de multas (alunos Fernanda Fernandes, Gustavo Jordão, Gustavo Lopes, Vinicius Silva)

Origem do projeto

A temática surgiu em outubro de 2021, quando o UNISAL, Unidade Americana, recebeu uma carta-convite, com o escopo do projeto “Inova Americana”, liderado pelo vereador Sílvio Dourado e fomentado pelo Prof. Francisco Giocondo, como agente de Prospecção de Projetos de Inovação (IFSP- Instituto Federal de São Paulo).

O objetivo da iniciativa era o desenvolvimento de um aplicativo de celular para ser utilizado pela Guarda Municipal de Americana (GAMA), com foco em desenvolver utilidades para a segurança pública e facilitar a comunicação e a aproximação dos munícipes com o órgão municipal.

A ideia motivou, assim, alunos e professores do 7º semestre de Engenharia de Computação, que desenvolveram os dois modelos de aplicativos. Os projetos foram orientados pelo Prof. Paulo Barreto e acompanhados pelo coordenador do Curso, Sérgio Yoshioka.

Avaliação

A apresentação dos estudantes contou com a avaliação dos professores Paulo Barreto (orientador), Sérgio Yoshioka (coordenador do Curso), Oclair Prado, Paulo Soares, Juliano Angeli e Vitor A. Melo (coordenador da Missão Institucional) e Marcelo Scudeler (diretor acadêmico).

Também participaram da avaliação, como convidados externos, o Prof. Luis Barreto, Prof. Grancisco Giocondo (Instituto Federal de São Paulo), o vereador Sílvio Dourado (Câmara Municipal de Americana) e o inspetor Wendell (Guarda Municipal de Americana).

Sempre aberta ao diálogo com a sociedade americanense e suas demandas, o UNISAL coloca-se à disposição para contribuir pela construção do bem comum do Munícipio.

Texto: Marcelo Scudeler

Fotos: Vaníria Felippe Tozato.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro