O Programa Idade Ativa, iniciativa de extensão universitária do UNISAL voltada para pessoas com 60 anos ou mais, celebrou o encerramento de mais um ciclo de atividades com momentos de integração, cultura e alegria nas unidades de Lorena, Campinas, Americana e São Paulo. O projeto, inspirado em modelos internacionais de promoção do envelhecimento ativo, tem como missão oferecer qualidade de vida, bem-estar e oportunidades de aprendizado contínuo para a pessoa idosa.
Lorena: Confraternização e Alegria








Na unidade de Lorena, cerca de 60 participantes se reuniram para uma tarde especial, marcada por um animado bingo com diversos prêmios, música ao vivo e muita dança. A mesa repleta de comidas deliciosas completou o clima de confraternização. Para o coordenador de Extensão, professor Mateus Gomes, o encontro foi planejado como um momento de gratidão e integração:
“Valorizamos tudo o que foi construído ao longo do ano e renovamos o espírito de participação para as próximas etapas do projeto”, destacou.
Campinas: Arte e Expressão
Em Campinas, os participantes celebraram com um sarau cultural e uma exposição artística, proporcionando um espaço para que cada um pudesse expressar sua criatividade por meio de diferentes manifestações artísticas.



São Paulo: Cultura e Muita Alegria
Na unidade Santa Terezinha, em São Paulo, o encerramento contou com um sarau cultural repleto de apresentações e um teatro lotado. Já a turma do Pio XI, confraternizou com um almoço especial, reforçando os laços construídos ao longo do ano.
A Prof.ª Karen Simões Monteiro, coordenadora do programa, fez uma avaliação positiva do ano, enfatizando, que o trabalho realizado ao longo do ano, é para que cada participante seja reitegrado a sociedade com autonomia.
“A ideia aqui é sempre empoderamento. O que queremos são pessoas idosas integradas na sociedade, com autonomia, atualizadas, que tenham repertório para conversar com muitas pessoas, inclusive de forma intergeracional. Uma coisa que chamou a atenção este ano, foi o número de alunos que frequentaram o Unisal com cuidadores enviados pelas famílias. A maioria com problemas de mobilidade reduzida. Também tenho alguns alunos com dificuldades cognitivas, início de Alzheimer, senilidade, entre outros problemas e cada um, com sua individualidade, participa ativamente das atividades e isso é uma conquista”, relata.














Sobre o Programa Idade Ativa
O Idade Ativa é um programa de formação continuada que promove atividades culturais, cognitivas, artísticas e de inclusão digital, com o objetivo de:
- Incentivar o envelhecimento ativo e saudável;
- Estimular a construção de novos saberes e a interação social;
- Melhorar a autoestima e a qualidade de vida;
- Promover cidadania e igualdade de direitos para idosos.
As atividades incluem oficinas de tecnologia, artesanato, clubes de leitura, palestras sobre saúde, eventos culturais e muito mais, sempre em um ambiente acolhedor e intergeracional.