UNISAL e entidades parceiras lançam projeto de capacitação e desenvolvimento pessoal para estudantes do Ensino Médio em Americana

Na quarta-feira, 4 de outubro, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, sediou a inauguração do projeto-piloto do Programa Agora: Qualificação e Desenvolvimento Pessoal. O programa é destinado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de Educação de Americana.

A iniciativa é o resultado de uma parceria entre o UNISAL, a Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Desenvolvimento e de Educação, a Diretoria Regional de Ensino, o Sinditec e diversas empresas locais.

Para o projeto-piloto, foram selecionados 191 alunos dos terceiros anos do Ensino Médio de três escolas estaduais: Monsenhor Magi, Olympia Barth de Oliveira e Maestro Germano Benencase. A meta é atender cerca de 3 mil alunos no próximo ano, abrangendo todas as escolas estaduais de Americana. O propósito é capacitar esses estudantes e desenvolver habilidades comportamentais, preparando-os para o ambiente corporativo e para relações interpessoais.

De acordo com a equipe organizadora, o intuito é de colaborar nas respostas que esses jovens precisam dar sobre sentido da vida profissional e acadêmica, o que fez o programa ser desenhado para permitir que esses jovens enxerguem horizontes possíveis e acessíveis, recordando que a decisão final, reflexiva e dialogada, caberá a cada um deles.

O projeto experimental teve início no dia 4 e se estenderá até 18 de outubro, nas dependências do UNISAL, Unidade Americana, campus Maria Auxiliadora. No primeiro dia, os alunos participaram de dinâmicas relacionadas ao comportamento no ambiente corporativo e à importância das decisões. No dia 18, eles terão a oportunidade de aprender sobre empreendedorismo, educação financeira, oportunidades de trabalho e ensino superior. Essa experiência contribuirá, assim, para o desenvolvimento do projeto que será implementado ao longo de 2024, inclusive com a colaboração de futuros novos parceiros.

Texto: com informações da Câmara Municipal de Americana e da Extensão Universitária do UNISAL Americana.

Edição Renata Moraes, da Assessoria de imprensa do UNISAL.

Fotos: Vaníria Felippe, da Extensão Universitária da Unidade Americana.