Na quinta-feira, (22), a Profª Dra. Zeima da Costa Satim Mori, docente do Curso de Direito do UNISAL Unidade Lorena, participou de uma entrevista ao vivo no programa Santa Receita da TV Aparecida. A Mestra em Direitos Sociais e Coletivos abordou a importância do voto feminino e sua conquista histórica, comemorada no dia 24 de fevereiro.
Em entrevista à jornalista Abiane Souza e ao chef Léo Roncon, a professora destacou as mudanças conquistadas pelas mulheres ao longo dos últimos 92 anos, desde a obtenção do direito ao voto. “Temos mudanças claras, principalmente com relação à legislação”, afirmou. “Lutas do século passado resultaram em novas leis, como a Lei do Feminicídio e a Lei Maria da Penha, que garantem proteção à mulher.”
Dra. Zeima também contextualizou a conquista do voto feminino, lembrando que, até então, apenas os homens tinham esse direito. “Passamos por uma cultura patriarcal, onde as mulheres eram relegadas à esfera doméstica e religiosa, sem participação na política”, explica. “A conquista do voto representou um marco na luta pela igualdade de gênero.”
A entrevista proporcionou uma reflexão sobre as conquistas alcançadas e os desafios ainda presentes na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, fundamentada na concretização da cidadania e da democracia.
Apesar das conquistas, complementa a especialista, ainda há muito a ser feito. “Precisamos combater a desigualdade salarial, a violência contra a mulher e outros desafios para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui.
Confira neste link como foi a entrevista.
Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL, com informações de Gustavo Chagas, Assistente de Direção e Extensão da Unidade Lorena e Amanda Gomes, da Comunicação e Marketing do UNISAL.
Fotos: Arquivo Pessoal da Profª Dra. Zeima da Costa Satim Mori.