Professor do UNISAL Lorena lança livro
Professor do UNISAL Lorena lança livro
A lenda urbana, viva no imaginário escolar brasileiro.

Diego Amaro, professor do UNISAL, Unidade Lorena, lançou em 21 de julho, em Guaratinguetá (SP), seu livro: “A Loira do banheiro: a Dama e o Conselheiro”, contando a verdadeira história de Maria Augusta, que deu origem a lenda urbana “A Loira do Banheiro”.

Diego é também escritor e historiador e ministra aulas nos cursos de História, Filosofia e Educação Física do UNISAL, na Unidade Lorena.

“Guaratinguetá-SP-  Toc, toc, toc!

Quem nunca temeu bater na porta do banheiro das escolas Brasil afora e encontrar o fantasma da mulher loira?

A novidade é que ela saiu de lá e ganhou as páginas de um livro muito mais emblemático que essa famosa lenda urbana, além de reunir outro grande nome na trama: Francisco Antônio Dutra Rodrigues, presidente da província de São Paulo”, descreve o resumo da obra.

Em entrevista ao UNISAL News, Diego Amaro falou sobre como surgiu a ideia de escrever esta publicação. 

“A ideia de escrever o livro nasceu a partir de 15 anos de pesquisa, desde a minha graduação em História no UNISAL – Lorena, provocado pelos meus professores”.

Onde tudo começou?

Mas, afinal, o que motivou a escrita do livro e qual a relação da Loira do Banheiro com Maria Augusta e de ambas com o ilustre Senhor Dutra? Foi de tanto ser questionado que o autor buscou respostas e as encontrou.

“A maior lenda urbana de todos os tempos é da famosa loira, que vem assombrando gerações desde o começo do século XX”.

Segundo o pesquisador, Maria Augusta, nascida em 1865, na Vila de Guaratinguetá-SP, tinha como pai o Visconde de Guaratinguetá. Apesar de destemida e corajosa, enfrentou preconceitos de uma sociedade e pagou um alto preço por sua postura.

Francisco Antônio Dutra Rodrigues, nascido em 1845, natural da Corte do Rio de Janeiro, construiu sua vitoriosa carreira jurídica na capital paulista. Ocupou o cargo de presidente da Província de São Paulo, cargo que atualmente equivale a governador do estado.

“Essas duas figuras se encontraram em vida. E uma delas, Maria Augusta, não aceitou continuar casada com Dutra, época em que os casamentos eram sempre arrumados”, comenta o historiador.

A partir daí, o escritor fez uma ampla pesquisa para reunir pontos importantes que mostram a ligação entre a pessoa de Maria Augusta com a lenda conhecida como a “Loira do Banheiro”.

Uma lenda urbana viva no imaginário escolar brasileiro

“A lenda urbana, viva no imaginário escolar brasileiro desde os primeiros anos do século XX, é um convite instigante para olharmos além do fantasma”, finaliza o professor.

O docente do UNISAL é também autor da obra: “Maria Joaquina: a Senhora do Café”.

No último sábado, 30 /07, o autor realizou um bate-papo e tarde de autógrafos no restaurante “Cama & Café São Paulo” na Rua Roberto Simonsen, 79, local em que viveu a Maria Augusta e Dutra Rodrigues, entre os anos de 1879 e 1885.

O livro pode ser adquirido diretamente com o autor  no Instagram @_diegoamaro ou pelo e-mail diego@diegoamaro.com.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL abre inscrições para seleção de docentes de Psicologia

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro