Em Americana, debate aborda o papel do ser humano nas novas relações de trabalho

Na noite de 8 de novembro, o Núcleo de Educação em Direitos Humanos e o Núcleo de Formação Geral do UNISAL, Unidade Americana, realizaram um debate na sala LMDA, com o tema “O ser humano nas novas relações de trabalho”. O evento contou com a participação do advogado Matheus Vinícius Deroldo Soares e do psicólogo Pedro Cardoso Carvalho, ambos ex-alunos dos cursos de Direito e Psicologia do UNISAL. A contribuição dos jovens profissionais enriqueceu a discussão.

Utilizando uma metodologia ativa de discussão em grupo conhecida como Aquário, alunos do 2º semestre de Administração e 4º semestre de Direito do campus Maria Auxiliadora se engajaram em um debate enriquecedor. O evento contou com a participação dos professores Tiago Malosso, do Curso de Direito e Núcleo de Educação em Direitos Humanos, e da Professora Jéssica Lima, da formação geral.

A realização do debate representou uma oportunidade de integração e aprendizado entre o Núcleo de Formação Geral e o Núcleo de Educação em Direitos Humanos, recebendo elogios dos participantes. José Ricardo Silva Souza, aluno do 4º semestre de Direito, compartilhou sua impressão: “Durante o encontro, absorvi conhecimentos valiosos que certamente irão nortear minha jornada profissional. Foi abordada uma discussão entre o Direito e a Psicologia de maneira inédita para mim”.

Da mesma forma, Samara Roberta Rosa, também aluna do 4º semestre de Direito, enfatizou a importância do debate: “A palestra sobre o ser humano no ambiente de trabalho foi extremamente enriquecedora. Os palestrantes enfatizaram a dignidade humana e o valor social do trabalho, além de abordar questões importantes relacionadas à saúde mental. Acredito que a reflexão sobre esse tema seja sempre bem-vinda!”.

O evento proporcionou, assim, uma visão abrangente das novas dinâmicas de trabalho e também ressaltou a interseção entre o Direito, a Psicologia e os aspectos éticos e humanos no contexto laboral, estimulando os participantes a uma reflexão contínua sobre esse tema de relevância crescente.

Texto: Professor Tiago Malosso. Fotos: Jéssica Lima e Leonardo Ribeiro, todos da Unidade Americana.