Dando continuidade à programação: “UNISAL celebra 21 anos de Libras”, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, realizou em 26 de abril, uma oficina com a prática de alguns sinais em Libras, orientada pela aluna Raquel Navarro, do Curso de Direito do UNISAL, que também é intérprete de Libras. A atividade aconteceu na sala de Metodologias Inovadoras, no campus Maria Auxiliadora.
Com essa ação, o Núcleo de Educação em Direitos Humanos contribuiu com a sensibilização e com o despertar das comunidades acadêmica e externa para um tema tão sensível e relevante, buscando a materialização do princípio da igualdade e a inclusão social a partir do despertar da consciência e altruísmo dos seres humanos.
A oficina evidenciou que todos devem estar em sintonia com a construção de uma sociedade mais digna e inclusiva. A futura advogada e professora de Libras Raquel Navarro enfatizou a participação dos estudantes do UNISAL: “Ver jovens alunos empenhados em conhecer, ou até mesmo, em aprender mais sobre Libras, foi uma experiência muito gratificante. Os jovens serão os novos intérpretes da sociedade; apostar neles é acreditar que o porvir será muito melhor. Os alunos se envolveram nas dinâmicas, mostraram interesse e teve até mesmo os que, ao final, vieram para se informar sobre cursos. Foi maravilhoso!”.
Para Raquel, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) precisa ser mais valorizada e ações, como a que o UNISAL proporcionou, fazem a língua ser cada vez mais difundida. A atividade também foi avaliada positivamente entre os participantes: “A oficina realizada pela professora Raquel foi fantástica. A atividade propiciou de forma muito descontraída e competente uma pequena introdução em Libras e, ao mesmo tempo, mostrou a importância da língua brasileira de sinais para a afirmação do surdo como sujeito de direito em nossa sociedade. Foi uma noite divertida, instrutiva e motivadora!”, declarou o Prof. Tiago Malosso, do Curso de Direito do UNISAL Unidade Americana.
Texto: Com informações de Jéssica Vitória P. Lima, Assessora de Pastoral.
Fotos: Leonardo de Souza Ribeiro, Técnico de Laboratório de Publicidade, ambos do UNISAL Unidade Americana.