UNISAL realiza a III Semana de Tecnologia e Inovação
UNISAL realiza a III Semana de Tecnologia e Inovação
Um dos objetivos do evento foi apresentar a tecnologia 5G.

Entre os dias 3 e 7 de outubro, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL realizou a III Semana de Tecnologia e Inovação, promovida pela Coordenação dos Cursos de graduação de Engenharia de Computação e Análise de Desenvolvimento de Sistemas das Unidades Americana e Campinas.

Nesta edição, a temática “Tecnologias para o Futuro e Inclusão”, foi a base para uma semana repleta de atividades e discussões sobre diferentes assuntos envolvendo tecnologia, carreira e inclusão.

A abertura aconteceu na segunda-feira,3, com a palestra on-line “Lighting up the 5G Future”, conduzida por Tiago Fontes, Diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei. O evento aconteceu na Unidade Campinas, com transmissão ao vivo para a Unidade Americana.

Durante a palestra foram abordados alguns temas, como “Tecnologia 5G e as possibilidades de aplicações que serão factíveis” e “Integração com a Inteligência Artificial, Machine Learning e Engenharia de Dados” Fontes também falou sobre o tempo para implantação no Brasil, o modelo de negócios possível e fez uma comparação com as tecnologias existentes, como a fibra ótica. 

“ Há uma imensa oportunidade de desenvolvimento de novas soluções para diversos setores da sociedade, com uma grande demanda para profissionais da área de Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação”, destacou o professor Sérgio Yoshioka, coordenador dos cursos de Engenharia de Computação e Análise de Desenvolvimento de Sistemas, das Unidades Americana e Campinas.

A tecnologia 5G e seus impactos

Um dos objetivos do evento foi apresentar a tecnologia 5G, e como ele impacta positivamente na sociedade e nas organizações, com uma variedade de novas aplicações que demandem velocidade e qualidade, integrando alta capacidade de transmissão.

 A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel que chegará ao Brasil com maior alcance e velocidade que promete grande revolução. A nova rede 5G permitirá a interconexão de equipamentos e dispositivos e possibilitando o acesso a produtos inovadores e utilidades domésticas, desenvolvendo a chamada Internet das Coisas (IoT).

Segundo o Professor Sérgio, um dos primeiros impactos do 5G é a percepção de melhoria no desempenho das aplicações existentes, em seguida a criação de novas aplicações disruptivas.

Fontes apresentou aos estudantes da área da computação alguns cases mundiais de uso da tecnologia 5G, com destaque para as tecnologias inovadoras com 5G aplicadas no Centro de Tecnologia e Inovação da Huawei, em Sorocaba.

De acordo com o Diretor de Ecossistema e Marketing da Huawei, com a tecnologia 5G novas soluções surgirão no mercado, com a mudança de paradigma com a vinda dessa tecnologia. O desenvolvimento de soluções de Análise de sentimentos e Inteligência Artificial hospedados em Cloud que reduzem de maneira expressiva o tempo de desenvolvimento dessas soluções, permitindo criar aplicações disruptivas.

Texto: Com informações do Professor Sergio Yoshioka.

Fotos: Karen Souza – Aluna do Curso de Engenharia de Computação.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro