No mês de outubro, os estudantes envolvidos no Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL Unidade Campinas participaram da edição do Space Apps, o hackathon da NASA. O evento ocorreu no Laboratório Plasma, localizado no Instituto de Física da Unicamp, nos dias 7 e 8 de outubro.
O Space Apps, promovido pela NASA, tem como propósito inspirar comunidades locais a unirem forças, pensarem intensamente e criarem soluções para problemas cruciais. A cada ano, milhares de participantes em todo o mundo se reúnem para um sprint de 48 horas, utilizando dados de código aberto da NASA. Tecnólogos, cientistas, designers, empreendedores, artistas e outros colaboradores se unem para abordar desafios urgentes tanto na Terra quanto no espaço. Em 2023, o Space Apps registrou mais de 50.000 inscrições globalmente.
A equipe, composta por estudantes do curso de Engenharia da Computação do campus São José (Matheus da Costa Sales, Matheus Andreoli Vieira, Gabriel Neves Araújo), a professora Aparecida Carbone, e dois membros externos (Leonardo Miranda Nunciaroni/ SENAC e Eliane Regina Soares Hirano), uniu esforços durante o fim de semana para propor soluções inovadoras para desafios apresentados no International Space Apps Challenge da NASA.
Denominada “Water Counter Alliance”, a equipe busca criar uma aliança global para conscientização sobre a importância da preservação da água em nosso planeta.
Para otimizar as experiências individuais dos membros, todas as informações foram sistematizadas em um quadro negro, permitindo que a equipe compreendesse suas atividades e a magnitude do trabalho conjunto. Essa abordagem permitiu que os estudantes se destacassem como protagonistas do evento, uma característica distintiva de sua abordagem educacional.
Com tarefas definidas, o time dedicou-se à sistematização e criação de um aplicativo. A ideia inicial seria apresentada por meio de um pitch de 30 segundos, revelando um aplicativo que reúne informações de georreferenciamento, características de pluviosidade e umidade de uma determinada região para gerar alertas de risco de deslizamento via celular.
Para garantir a compreensão total da proposta pelos avaliadores cientistas da NASA, todo o texto da proposta foi redigido em inglês. Num sprint de 48 horas, os participantes experimentaram a verdadeira essência do trabalho em equipe, resultando em uma solução inovadora e no fortalecimento do sentimento de colaboração.
Texto e fotos: Com informações da Professora Aparecida Carbone, Coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Unidade Campinas e Docente dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.