Enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos: encontro reúne jovens universitários do UNISAL
Enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos: encontro reúne jovens universitários do UNISAL
O encontro de jovens universitários do UNISAL, reuniu alunos das Unidades de Americana, Campinas, Lorena e Piracicaba.  

No último fim de semana, nos dias 9 e 10 de abril, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Pio XI, aconteceu o encontro de jovens universitários do UNISAL, reunindo alunos das Unidades de Americana, Campinas, Lorena e Piracicaba.  

O encontro teve como temática: “Enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos”. No sábado de manhã, os jovens participaram de uma reflexão conduzida pelo Padre Paolo Parise,cs, Missionário Scalabriniano e Coordenador da Missão Paz, em São Paulo, uma das mais antigas instituições no país a receber imigrantes e refugiados de todo o mundo.

O sacerdote falou sobre o tema “Aporofobia”, termo que significa aversão, medo e desprezo aos pobres e desfavorecidos financeiramente, destacando ainda a importância da prática do bem. “Não nos cansemos de fazer o bem, porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido”.

No sábado à tarde, os universitários visitaram a Paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca, zona leste de São Paulo, para um encontro com o Padre Júlio Lancelotti, atual Vigário Episcopal para o Vicariato Episcopal para Pastoral do Povo da Rua. 

O diálogo com o padre, que atua em favor das pessoas em situação de rua, ajudou os estudantes a refletirem sobre a solidariedade como dimensão humana, a partir do tema central do encontro: ‘Somos todos irmãos: enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos’.

No domingo de manhã, a formação foi conduzida pela Professora de Ensino Religioso, Hortência Novais. Sob a temática: ‘Semeadores do Bem’, a docente aprofundou a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma, diante das experiências locais em que os estudantes realizaram no sábado com os padres Paolo e Júlio.

“É preciso não se cansar de fazer o bem, assim diante das indiferenças é preciso reconectar-se consigo, com Deus e com os outros. É tempo de conversão e metanoia, estar atentos para não se iludir achando que o ser humano se basta a si só, é preciso fazer a experiência e a vivência com Deus inseridos no cotidiano da história”, finalizou a coordenadora de Pastoral.

O final do evento foi marcado pela celebração da Eucaristia do Domingo de Ramos, presidida pelo Padre Eduardo Capucho, sdb, Reitor do UNISAL.

Todo o encontro foi coordenado pelo Padre Roque Luiz Sibioni, sdb, Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do UNISAL.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro