Enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos: encontro reúne jovens universitários do UNISAL
O encontro de jovens universitários do UNISAL, reuniu alunos das Unidades de Americana, Campinas, Lorena e Piracicaba.

No último fim de semana, nos dias 9 e 10 de abril, no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Pio XI, aconteceu o encontro de jovens universitários do UNISAL, reunindo alunos das Unidades de Americana, Campinas, Lorena e Piracicaba.

O encontro teve como temática: “Enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos”. No sábado de manhã, os jovens participaram de uma reflexão conduzida pelo Padre Paolo Parise,cs, Missionário Scalabriniano e Coordenador da Missão Paz, em São Paulo, uma das mais antigas instituições no país a receber imigrantes e refugiados de todo o mundo.

O sacerdote falou sobre o tema “Aporofobia”, termo que significa aversão, medo e desprezo aos pobres e desfavorecidos financeiramente, destacando ainda a importância da prática do bem. “Não nos cansemos de fazer o bem, porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido”.

No sábado à tarde, os universitários visitaram a Paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca, zona leste de São Paulo, para um encontro com o Padre Júlio Lancelotti, atual Vigário Episcopal para o Vicariato Episcopal para Pastoral do Povo da Rua.

O diálogo com o padre, que atua em favor das pessoas em situação de rua, ajudou os estudantes a refletirem sobre a solidariedade como dimensão humana, a partir do tema central do encontro: ‘Somos todos irmãos: enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos’.

No domingo de manhã, a formação foi conduzida pela Professora de Ensino Religioso, Hortência Novais. Sob a temática: ‘Semeadores do Bem’, a docente aprofundou a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma, diante das experiências locais em que os estudantes realizaram no sábado com os padres Paolo e Júlio.

“É preciso não se cansar de fazer o bem, assim diante das indiferenças é preciso reconectar-se consigo, com Deus e com os outros. É tempo de conversão e metanoia, estar atentos para não se iludir achando que o ser humano se basta a si só, é preciso fazer a experiência e a vivência com Deus inseridos no cotidiano da história”, finalizou a coordenadora de Pastoral.

O final do evento foi marcado pela celebração da Eucaristia do Domingo de Ramos, presidida pelo Padre Eduardo Capucho, sdb, Reitor do UNISAL.

Todo o encontro foi coordenado pelo Padre Roque Luiz Sibioni, sdb, Pró-Reitor de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral do UNISAL.

Ciclo de Palestras sobre Autismo no UNISAL Campinas: Um Olhar Profundo sobre o TEA