“Encantar a Política” é tema de Fórum na Unidade Americana
“Encantar a Política” é tema de Fórum na Unidade Americana
O evento fez parte do cronograma das atividades da Semana da Psicologia.

O Curso de Psicologia e a Pastoral da Universidade do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, da Unidade Americana, realizaram, em 25 de agosto, mais uma edição do Fórum de Políticas Públicas para a Juventude, com o tema: “Encantar a Política”.

O evento aconteceu no Auditório Vermelho, do Campus Maria Auxiliadora, e fez parte do cronograma das atividades da Semana da Psicologia, com a participação de 100 pessoas, entre alunos do UNISAL e membros da comunidade externa.

O Fórum contou com a palestra de abertura do Frei Marcelo Toyansk Guimarães, OFMCap – Comissão Justiça, Paz e Integridade da Criação dos Frades Capuchinhos do Brasil, que falou sobre o tema da cartilha “Encantar a Política”. A cartilha foi organizada por um conjunto de organismos da Igreja no Brasil, entre os quais as Comissões Episcopais Pastorais para o Laicato e para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Clique aqui para acessar e baixar o conteúdo da cartilha.

Os direitos da juventude

O religioso apresentou o documento e seus impactos na reflexão sobre a política para este ano eleitoral. O projeto retoma questões centrais das encíclicas do Papa Francisco – Laudato Sí, Fratelli Tutti e da exortação pós-sinodal Evangelii Gaudium, que tratam, entre outros temas, da alegria do Evangelho, do cuidado com a casa comum (meio ambiente) e abordam a Política como decorrência ética do mandamento do amor.

Em um segundo momento da atividade, os participantes foram divididos em grupos por eixo temático:

  • Do Direito à Educação;
  • Do Direito à Diversidade e à Igualdade e Do Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;
  • Do Direito à Cultura e Do Direito ao Desporto e ao Lazer;
  • Do Direito à Saúde e Do Direito ao Território e à Mobilidade;
  • Do Direito à Cidadania, à Participação Social e à Política e à Representação Juvenil e;
  • Do Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda.

A parte final do evento foi dedicada aos resultados dos trabalhos em grupo. Foram apresentadas as partilhas das discussões por eixos, trazendo as ideias chaves de cada grupo para a plenária.

Texto: Robert do Nascimento/ Pastoral da Universidade UNISAL Americana.

Fotos: Vaníria Tozato/ Extensão UNISAL Americana.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro