Empregabilidade: Metodologia inovadora do UNISAL favorece os alunos na vida profissional

A disciplina de Tópicos em Software (ADS) possibilitou que um aluno do 5º semestre aplicasse automação na sua rotina de trabalho, um grande diferencial para sua carreira

O aluno Thiago Avilla, que cursa o 5º semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) no Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Campinas, compartilhou com seu professor da disciplina “Tópicos em Software”, Prof. Francisco Carlos da Silva, uma conquista a partir dos conhecimentos adquiridos em aula.

De acordo com Thiago, algumas automações no seu ambiente de trabalho são essenciais para otimizar o tempo e, para ele, ter a possibilidade de aplicar os conhecimentos ainda enquanto é estudante foi um grande diferencial.

“A disciplina foi de grande valia para mim, pois, sempre tive a necessidade de realizar melhorias de automação no trabalho e não sabia qual a melhor ferramenta e nem por onde começar. A disciplina “Tópicos em Software” me deu esse start, me ajudando a desenvolver automações. Hoje tenho 2 automações feitas que economizam praticamente 2 horas do meu tempo, por isso, também, foi muito importante esse aprendizado”, afirmou Thiago.

De acordo com Prof. Francisco, a metodologia inovadora do UNISAL prevê, justamente, que o aluno tenha um aprendizado mão na massa, e que possa aplicar seus conhecimentos de maneira prática.

“Conforme prevíamos, lá atrás ao adotarmos o ensino da linguagem Python + Robot Framework na disciplina de Tópicos em Software para Scripts de automação RPA, nossos alunos já podem, durante o semestre, aplicar tudo que aprendem, na prática, no cotidiano de trabalho deles, nas empresas. Assim, eles mesmos mostram o diferencial do UNISAL para o mercado de trabalho”, pontuou Prof. Francisco.

Aprendizado com significado e protagonismo

Com o foco no protagonismo do aluno, o UNISAL oferece, em todos os cursos, disciplinas com metodologias ativas e aprendizado na prática, o que permite ao aluno ter mais autonomia e um papel central no seu próprio desenvolvimento.

Com total apoio dos professores, os alunos aprendem a ir além da sala de aula, explorando, pesquisando e criando novas formas de aprendizagem, com o objetivo maior de aplicar dentro de sua área profissional em construção.

Este é um exemplo do propósito do UNISAL que impulsiona a empregabilidade dos alunos. O que antes era um serviço bem demorado, tornou-se automatizado a partir do que o aluno aprendeu e colocou em prática na sua rotina.

“Parabenizo o Prof. Francisco e a todo o corpo docente pela matéria. Realmente foi um start muito grande para novas possibilidades na minha profissão, e hoje tenho a noção do que posso realizar. Parabéns, UNISAL”, concluiu Thiago.

Conheça os cursos do UNISAL e seja o protagonista da sua vida e da sua carreira. Acesse www.unisal.br/vestibular.

Mulheres que inspiram: UNISAL participa de mesa redonda sobre saúde e bem-estar da mulher moderna