Retomar a vida fora do país de origem é a realidade para centenas de imigrantes que chegam ao Brasil. Os desafios levam muitos a tentar empreender em alguma atividade e, com isso, gerar renda.
Com o objetivo de apoiar e incentivar a comunidade haitiana, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, realizou nos dias 11 e 18 de junho um curso de empreendedorismo para os imigrantes vindos do Haiti.
No conteúdo programático da oficina, foi ensinado aos alunos como elaborar o Canvas, uma ferramenta de planejamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. Eles também aprenderam as técnicas para a construção do plano de negócios.
Ao todo, participaram 32 haitianos que contaram com a presença dos alunos da Empresa Júnior e do Projeto de Iniciação Científica BextSal.
“O curso está dentro do projeto de extensão, que teve início em 2014, quando desenvolvemos o projeto de capacitação da comunidade haitiana na Língua Portuguesa e na cultura brasileira. Desde então, realizamos sistematicamente ações voltadas a esse público”, comentou o professor Flavio Rossi, idealizador do projeto e coordenador de Extensão da Unidade Americana.
Texto: Renata Moraes, com informações de Flavio Rossi.
Fotos: Extensão UNISAL Americana.