Egresso do UNISAL profere palestra em Conferência Internacional da ONU
Egresso do UNISAL profere palestra em Conferência Internacional da ONU
Dr. Marcus Sellmann é graduado em Direito pelo UNISAL.

Nos dias 9 e 10 de junho, em Brasília (DF), aconteceu a Conferência Internacional “Fortalecimento da Gestão Penitenciária e Cooperação Interinstitucional: Caminho para a Resposta ao Crime Organizado nas Prisões”, realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O evento contou com a participação de representantes de 14 unidades da federação e especialistas de dez países.

Entre os palestrantes, estava o Dr. Marcus Vinicius Zampieri Sellmann, Delegado da Polícia Federal e Supervisor da Força Tarefa do Triângulo Mineiro, que é graduado em Direito e também pós-graduado em Direito Público pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena.

Ao longo dos dois dias do evento, foram abordadas estratégias de gestão penitenciária e experiências interinstitucionais de resposta ao crime organizado. Práticas nacionais e internacionais nesses temas foram apresentadas e resultaram em diálogos entre as instituições participantes.

Experiências interinstitucionais de contenção do crime organizado

O ex-aluno UNISAL foi convidado a compor o quadro de painelista devido à sua experiência adquirida como Delegado da Polícia Federal e coordenador da Força-Tarefa de Segurança Pública do Triângulo Mineiro, região que é utilizada pelos narcotraficantes visando o armazenamento e distribuição de drogas para as regiões Sudeste e Centro-oeste do país.

Em sua palestra intitulada “Experiências interinstitucionais de contenção do crime organizado”, Sellmann falou a respeito das Forças-tarefas de Segurança Pública existentes no âmbito do Ministério da Justiça e da Polícia Federal, e a respectiva inserção na contenção do crime organizado.

Além dos atos normativos que regem as forças-tarefas, o ex-aluno abordou o cenário nacional, os principais trabalhos desenvolvidos e resultados alcançados nesta área, principalmente referente ao combate e descapitalização das facções criminosas atuantes dentro e fora dos presídios.

O Delegado destacou que as Forças-Tarefas de Segurança Pública são sempre coordenadas pela Polícia Federal (PF) e possuem integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Penitenciário Federal (DEPEN), das Polícias Civis, Militares e Penais dos respectivos estados de atuação e, em alguns casos, também contam com a participação das guarda municipal, guarda portuária e agentes de trânsito. É dessa forma que, trabalhando integrados,  acrescenta o Dr. Sellmann, é possível “visar um bem comum, em  defesa da sociedade por meio do combate ao crime organizado violento”.

Formação de excelência, por meio da vivência dos valores humanos, cristãos e salesianos

Em entrevista ao UNISAL, o ex-aluno recordou o seu período de formação na graduação no UNISAL e como essa formação de excelência contribuiu para alcançar o protagonismo em sua carreira e em sua vida: “Foi impressionante minha mudança e evolução no decorrer do Curso de Direito no UNISAL. Não me refiro apenas ao conteúdo jurídico assimilado, mas, principalmente, aos valores éticos e morais absorvidos durante a graduação, que foram imprescindíveis por formar meu caráter e apontar o caminho profissional a ser seguido”, argumenta.

O atual Delegado da Polícia Federal reforçou, ainda, os valores obtidos pela qualidade da educação salesiana que recebeu, contribuindo na sua formação integral como cidadão: “Não podemos esquecer que nós, policiais, nos arriscamos diariamente no exercício do cargo e fora dele para o fiel cumprimento de nosso dever de defesa da sociedade e, essa escolha, por um estilo de profissão que exige abnegação, responsabilidade e devoção ao trabalho, teve por sustentáculo, sem sombra de dúvidas, os valores consolidados no decorrer de minha formação no UNISAL”, conclui.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro