Entre os dias 8 e 10 de agosto, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, recebeu os professores Fernando Nascimento e Cibele Freire, docentes da Bowdoin College, uma faculdade particular de artes liberais situada na cidade de Brunswick, no estado de Maine, nos Estados Unidos, para compreender a realidade, as necessidades e os potenciais da nossa região.
Na terça-feira, 8, eles foram recepcionados pela Prof.ª Dra. Grasiele Nascimento, Diretora de Operações, Sílvia Oliveira, Gerente financeira e o Prof. Mateus Gomes, Coordenador de Extensão, para uma breve apresentação das instituições e propósitos da visita.
No dia 9 pela manhã, em uma ação conjunta, a equipe do UNISAL e os docentes de Bowdoin foram até a comunidade rural do bairro São Miguel Arcanjo, no município de Cachoeira Paulista (SP). Lá foram recebidos pelos moradores locais representados pelo Diácono Ronaldo Cesar dos Santos e sua esposa Rosa dos Santos, figuras proeminentes na comunidade. A missão da visita foi compreender a realidade, as necessidades e os potenciais da comunidade. Nesse dia, foram acompanhadas pela Silvia Oliveira e pelo Assessor de Pastoral do UNISAL, Kennedy Amorim.
Em seguida, à tarde, acompanhados da Prof.ª Grasiele, do Prof. Mateus e da equipe de extensão da Unidade Lorena, os docentes da universidade de Bowdoin College visitaram o bairro dos Marins, na cidade de Piquete (SP), para analisarem possibilidades da viabilização de projetos sociais. O grupo foi recebido pelo prefeito Rômulo Kazimierz, o “Rominho”, e sua equipe. O objetivo foi compreender a realidade e os potenciais da comunidade, em um encontro de trocas culturais e diálogos entre os visitantes e os moradores da região.
Pensar projetos sociais impactantes e relevantes para região.
Já no encerramento da visita, na quinta-feira, 10, foi a vez de conhecerem a obra social São Luís, sediada em Lorena (SP). O objetivo também foi analisar as possibilidades de novos projetos sociais e a criação de oportunidades de trabalho remoto, apoiado pela diretoria da obra, representado pelo Pe. Alexandre Santana, o Ecônomo Ir. José Carlos Rodrigues e o Psicólogo Rogério Lima.
E por fim, acompanhados do assessor da Direção, Gustavo Chagas, e do estagiário André Vaz, os professores da Bowdoin conheceram um novo espaço, o CEI (Centro de Educação Infantil) Mamãe Margarida.
Juntos, unimos, assim, a expertise internacional com o pilar de Extensão do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Campus São Joaquim, em Lorena, para se pensar em projetos sociais impactantes e relevantes para região.
Construindo Pontes para um Amanhã Melhor
Para o Prof. Mateus Gomes, a parceria colaborativa mostra que a Extensão Universitária transcende limites geográficos, alinhando-se às necessidades locais. “Ao explorarmos as zonas rurais, delineamos um futuro sustentável, impulsionado pelo desejo conjunto de gerar mudanças duradouras. Nossos agradecimentos sinceros ao prefeito de Piquete, Rômulo, e à sua equipe, pela acolhida e pelo compartilhamento das informações para impulsionar o crescimento rural; ao Diácono Ronaldo e sua esposa Rosa, da comunidade São Miguel, e a toda equipe da Obra Social São Luís pela acolhida.”
A Diretora de Operações destaca ainda com orgulho essa recente parceria estratégica com a Bowdoin College, direcionada para a promoção de projetos sociais de relevância em nossa cidade: “A internacionalização emerge como uma ferramenta fundamental para alicerçar iniciativas transformadoras em nossa comunidade. Nossos sinceros agradecimentos aos docentes Fernando e Cibele, que representaram de maneira exemplar a Bowdoin Colegge nessa visita. Sua dedicação e visão inspiradora estão permitindo o caminho para uma colaboração frutífera e de longo alcance”.
De acordo com Sílvia Oliveira, “a aliança entre instituições acadêmicas e líderes locais é o alicerce para um amanhã próspero e inclusivo. Nessa jornada de cooperação e transformação, continuamos dedicados a concretizar projetos que refletem nosso compromisso com o desenvolvimento comunitário e a inovação social.”
Essa parceria enriquecedora é um passo sólido em direção a um futuro mais inclusivo e próspero, em que as instituições acadêmicas e as comunidades trabalham juntas para criar impacto real.
Texto: André Vaz e Prof. Mateus Gomes, da Unidade Lorena. Edição: Renata Moraes, Assessoria de Imprensa do UNISAL.
Fotos: Mateus Gomes; André Vaz, Kennedy Amorim e André Pirtouscheg