A abertura da X Conferência Continental das IUS (Instituições Salesianas de Educação Superior) da América, na tarde de 02/09, será marcada pela reflexão sobre um tema de extrema atualidade. “A educação ética para a integridade informacional e a inteligência artificial responsável“, apresentada em, São Paulo, no Campus UNISAL Pio XI.
O assunto será introduzido a partir de uma palestra da renomada Profª. Drª. Lucia Santaella, que contribui às reflexões e debates contemporâneos sobre o papel dos indivíduos e das instituições, em relação aos desafios éticos que já começam a ser enfrentados no contexto de enorme transformação social.
O amplo acesso às novas tecnologias, impulsionadas a partir dos vários modelos de Inteligência Artificial, exigem reavaliação de estratégias pedagógicas e dos métodos de avaliação. Um enorme desafio para as instituições de ensino superior que precisam, urgentemente, implementar abordagens éticas que, entre tantos temas sensíveis, sejam capazes de prover formação de qualidade minimizando vieses e garantindo proteção contra discriminações.
Sobre a Palestrante
A Profª Drª. Lucia Santaella é uma figura de destaque no cenário acadêmico brasileiro. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pesquisadora 1A do CNPq; Santaella possui um vasto currículo com 54 livros publicados, além de cerca de 500 artigos acadêmicos. Sua trajetória inclui passagens como pesquisadora convidada em diversas universidades europeias e latino-americanas, consolidando sua reputação internacional. Entre os muitos reconhecimentos, destacam-se os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o Prêmio Sergio Motta (2005) e o Prêmio Luiz Beltrão (2010).
Santaella é uma das principais especialistas em Semiótica e no pensamento do linguista Charles Peirce, no Brasil. Ela possui doutorado em Teoria Literária e livre-docência em Ciências da Comunicação. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC-SP. Seus estudos se destacam pelo enfoque interdisciplinar, abrangendo áreas como comunicação, cibercultura e cognição.
O Tema da Palestra
Em sua palestra, a Profª. Drª. Lucia Santaella explorará os múltiplos desafios que a IA impõe ao Ensino Superior. Segundo ela, a integração de tecnologias de IA, como o ChatGPT, está transformando significativamente o ambiente educacional, exigindo uma reavaliação das estratégias pedagógicas e dos métodos de avaliação. Santaella enfatizará questões cruciais para que as instituições de ensino superior adotem abordagens éticas no desenvolvimento e uso da IA, para minimizar vieses e garantir a proteção contra discriminação.
Abordagem Ética e Educação
A educação fundamentada em valores éticos, transmitidos tanto através das lições quanto pela conduta dos educadores, é um dos pilares da cultura Salesiana. Essa abordagem se mostra cada vez mais atual e essencial para preparar os estudantes para enfrentar os desafios éticos e sociais apresentados pela IA.
“A IA deve ser projetada com foco no bem comum e na melhoria da vida das pessoas, especialmente das mais vulneráveis”, afirma Santaella, reforçando a necessidade de um uso responsável e consciente da tecnologia.