WorkShop: Belt Day – Práticas Lean
WorkShop: Belt Day – Práticas Lean
O evento tem como propósito evidenciar as melhores práticas e conceitos associados ao Lean Manufacturing, em que os participantes receberão a certificação White Belt Lean.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Lorena, realizará o evento presencial: “Belt Day – Práticas Lean”, que ocorrerá no sábado, 9 de abril, das 8h30 às 12h30. O curso será ministrado pelo Prof. Me. Antonio Silva e pelo Prof. Dr. Lucio Veraldo. 

O evento tem como propósito evidenciar as melhores práticas e conceitos associados ao Lean Manufacturing, em que os participantes receberão a certificação White Belt Lean.

Em entrevista, o professor e coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica Lucio Veraldo falou sobre o que são as práticas Lean e detalhou o que será apresentado no curso que será oferecido de forma gratuita. Confira:

UNISAL News –  O que são as práticas Lean? Em que se consiste a abordagem?

Lucio: Práticas Lean são associadas à filosofia do Lean Manufacturing, que remete à Manufatura Enxuta na qual as atividades realizadas, quais que sejam, devem ser realizadas com o mínimo de desperdícios, aumentando a produtividade e, consequentemente, reduzindo os esforços (e por consequência os custos).

Essa abordagem consiste em identificar os desperdícios associados às tarefas, partindo do mapeamento do processo que está sendo executado na qual as atividades podem melhor ser visualizadas. Assim, é facilitada a análise de onde está o problema que, para as Práticas Lean, será definida como Oportunidade de Melhoria.

UNISAL News – Como aplicar essas práticas no dia a dia?

Lucio: Após definir as etapas de um determinado processo operacional, por meio de um mapeamento, é possível identificar todas as atividades que serão realizadas para o cumprimento do objetivo ou resultado. A partir de então, deve-se analisar como cada etapa pode ser melhorada, iniciando pela mais crítica (gargalo) que, possivelmente, produzirá maior impacto ao processo. Para tal, como uma equipe multidisciplinar, deve-se estabelecer um plano de ação com metas, prazos e responsáveis. Finalizado o plano, avalia-se o novo mapeamento do processo no qual será realizado de forma mais produtiva. Estabelecido esse novo processo, os envolvidos deverão ser treinados sobre como a atividade passa a ser feita. Por fim, o processo é alterado como a melhoria. A sequência é avaliar qual seria outra atividade a ser melhorada e, assim, continuamente.

UNISAL News – E como podemos definir o que é a certificação White Belt Lean?

Lucio: A certificação White Belt remete ao início da certificação Belt Lean Six Sigma, na qual seguem o Green Belt Lean Six Sigma (condução de projetos de melhoria), que o UNISAL também oferece, e o Black Belt Lean Six Sigma (treinamento de White e Green Belt).

UNISAL News – Falando sobre o evento, o que os alunos irão ver neste curso? O evento é destinado somente aos alunos dos cursos de Engenharia? Ou para todos?

Lucio: Associando a teoria e prática, os participantes irão entender sobre os desperdícios de uma atividade operacional (mapear, identificar e melhorar) e também sobre variabilidade do processo (estatística e plano de ação). O evento é aberto ao público em geral e não há pré-requisitos para fazer parte do encontro; inclusive, na primeira edição, tivemos alunos da Engenharia, Administração e Direito também de outras instituições da região.

Serviço:

Belt Day – Práticas Lean

Data: 09/04/2022

Horário: 08h30 às 12h30

Professores: Prof. Mestre Antonio Silva e Prof. Doutor Lucio Veraldo

Local: UNISAL Unidade Lorena (Curso Presencial)

Inscrições em:

https://unisal.br/evento/belt-day-praticas-lean/

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro