UNISAL tem artigo premiado no IX Fórum Sthem Brasil
Promovido pelo Consórcio STHEM Brasil, o Fórum premiou 27 trabalhos.

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL foi premiado com o artigo “Telhado verde como técnica compensatória em drenagem urbana”, escrito pelas docentes Aparecida Carbone e Regina Maria Matos. A premiação ocorreu em abril durante o IX Fórum STHEM Brasil, no formato on-line.

Promovido pelo Consórcio STHEM Brasil, o Fórum premiou 27 trabalhos (10 artigos e 17 resumos expandidos), apresentados por 71 professores nas áreas de gestão, estratégias ativas de aprendizagem e ações junto à comunidade. O prêmio concedido aos docentes foi um certificado especial pela inovação acadêmica diferenciada.

A Prof.ª Aparecida Carbone, do Curso de Arquitetura, uma das autoras do artigo, relata que a sustentabilidade pode trazer benefícios ao meio ambiente e a seus habitantes por intermédio do uso de coberturas verdes:” Essas coberturas caracterizam-se pela utilização de vegetação como cobertura de estruturas de qualquer porte. Esse tipo de construção proporciona o combate às ilhas de calor urbano, absorvendo gases do efeito estufa e melhorando a qualidade do ar nos centros urbanos”.

Também responsável pelo Núcleo de Educação Ambiental do UNISAL Unidade Campinas, a Prof.ª Aparecida considerou que um trabalho como este evidência a importância do desenvolvimento de projetos práticos para a melhoria da qualidade de vida e a transmissão de conhecimento para as futuras gerações.

Na opinião da Prof.ª Regina Matos, Coordenadora Pedagógica do UNISAL, o reconhecimento mostra a importância da técnica de telhado verde, sendo considerada uma solução eficiente para problemas de drenagem urbana, ajudando a reduzir os impactos causados pelas chuvas e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. “Nesse contexto, a premiação do melhor artigo sobre o tema mostra-se importante para valorizar os esforços de pesquisadores e instituições que buscam promover práticas sustentáveis em nosso ambiente urbano”, destacou a também coautora do artigo premiado.

A Prof.ª Regina destaca ainda que a premiação pode estimular outros pesquisadores a se engajarem na busca por soluções sustentáveis e na produção de conhecimento científico relevante para a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de novas ideias e práticas que melhorem a qualidade de vida nas cidades.