Americana se prepara para o futuro com Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas
Americana se prepara para o futuro com Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas

Em comemoração à Semana da Água, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana e a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Americana uniram forças para promover um evento sobre Mudanças Climáticas e Água, realizado no Campus Maria Auxiliadora, no dia 20 de março. O encontro reuniu especialistas e comunidade para discutir os desafios e soluções para o futuro do planeta. O evento teve a participação do Núcleo de Educação Ambiental e o Núcleo de Formação Geral do UNISAL Americana.

Kátia Birke, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, apresentou a minuta do estudo preliminar do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança Climática de Americana, um documento importante para mitigar os efeitos do aquecimento global na região. O plano prevê o aumento da temperatura e do volume de precipitações, e propõe medidas para minimizar os impactos. O estudo sobre mudanças climáticas faz parte das ações do Programa Municípios Paulistas Resilientes.

Arborização urbana: aliada na luta contra o calor

O Engenheiro Agrônomo João Carlos Tancredi, Diretor da Unidade do Parque Ecológico de Americana, destacou a importância da arborização urbana como ferramenta de adaptação às mudanças climáticas. A escolha correta das espécies, evitando impactos aos habitantes, é fundamental para reduzir a temperatura local em até 2°C.

João Marco Alves de Oliveira, Engenheiro Ambiental, Chefe de Seção do Meio Ambiente do DAE e Presidente do COMDEMA de Americana, abordou a importância da gestão de recursos hídricos para garantir o acesso à água de qualidade para todos. No Brasil, 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável, um problema que exige soluções urgentes e eficazes.

Evento conscientiza e mobiliza a comunidade

O encontro sobre Mudanças Climáticas e Água sensibilizou a comunidade do UNISAL e serviu como um alerta para a importância da valorização da água e da preservação do meio ambiente. A Semana da Água reforça a necessidade de ações conjuntas entre governos, instituições de ensino e sociedade civil para garantir a vida no planeta.

Texto: Professoras Ana Claudia Tresmondi e Jéssica Lima. Fotos: Leonardo Ribeiro, todos da Unidade Americana.

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

Alunos de Direito do UNISAL Unidade Americana vivenciam mediação judicial de conflitos em matéria empresarial

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro