Em comemoração à Semana da Água, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana e a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Americana uniram forças para promover um evento sobre Mudanças Climáticas e Água, realizado no Campus Maria Auxiliadora, no dia 20 de março. O encontro reuniu especialistas e comunidade para discutir os desafios e soluções para o futuro do planeta. O evento teve a participação do Núcleo de Educação Ambiental e o Núcleo de Formação Geral do UNISAL Americana.
Kátia Birke, Diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, apresentou a minuta do estudo preliminar do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência à Mudança Climática de Americana, um documento importante para mitigar os efeitos do aquecimento global na região. O plano prevê o aumento da temperatura e do volume de precipitações, e propõe medidas para minimizar os impactos. O estudo sobre mudanças climáticas faz parte das ações do Programa Municípios Paulistas Resilientes.
Arborização urbana: aliada na luta contra o calor
O Engenheiro Agrônomo João Carlos Tancredi, Diretor da Unidade do Parque Ecológico de Americana, destacou a importância da arborização urbana como ferramenta de adaptação às mudanças climáticas. A escolha correta das espécies, evitando impactos aos habitantes, é fundamental para reduzir a temperatura local em até 2°C.
João Marco Alves de Oliveira, Engenheiro Ambiental, Chefe de Seção do Meio Ambiente do DAE e Presidente do COMDEMA de Americana, abordou a importância da gestão de recursos hídricos para garantir o acesso à água de qualidade para todos. No Brasil, 35 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável, um problema que exige soluções urgentes e eficazes.
Evento conscientiza e mobiliza a comunidade
O encontro sobre Mudanças Climáticas e Água sensibilizou a comunidade do UNISAL e serviu como um alerta para a importância da valorização da água e da preservação do meio ambiente. A Semana da Água reforça a necessidade de ações conjuntas entre governos, instituições de ensino e sociedade civil para garantir a vida no planeta.
Texto: Professoras Ana Claudia Tresmondi e Jéssica Lima. Fotos: Leonardo Ribeiro, todos da Unidade Americana.