Unisal mantém tradição e marca presença em todas as edições do evento
Duas alunas do curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, unidade São Joaquim, Lorena, foram selecionadas para participar do HackLab Fnesp, uma maratona empreendedora que integra o 27º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (Fnesp), promovido pelo Semesp. O evento reúne estudantes de todo o país para desenvolver soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
“Nosso Curso de Direito do UNISAL – unidade São Joaquim/ Lorena participou dos 8 HackLabs promovidos pelo SEMESP, sendo que no ano 2021 teve seus alunos como campeões do evento. Este ano temos a alegria de ter 2 representantes e como se não bastasse, nossa ex-aluna e ex-campeã do Hack Lab, Dra. Maria Luiza Monteiro, participará como mentora no evento”, destacou o Coordenador da graduação em Direito, professor Bruno Prisinzano Pereira Creado.
As representantes do UNISAL são Ana Clara Dainese, estagiária institucional e presidente da Liga de Direito Civil, e Manuella Lacerda Mota, presidente da Liga de Direito Criminal. Ambas foram escolhidas por seu protagonismo acadêmico e engajamento com iniciativas de inovação e liderança estudantil.

O HackLab é reconhecido por estimular o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho colaborativo entre estudantes de diferentes áreas. Para Ana Clara, a experiência representa um marco em sua formação:
“Na minha visão, o evento traduz inovação, proatividade, networking e, principalmente, o desenvolvimento de soft skills — um tema cada vez mais relevante. É uma experiência única, que nos tira da ‘caixinha’ e nos desafia a lidar de forma colaborativa com problemas reais e ideias inovadoras”, afirma.
A expectativa das participantes é contribuir ativamente com soluções que impactem positivamente o ensino superior no Brasil. “Quero aprender, trocar experiências e, acima de tudo, crescer junto com todos que vão compartilhar essa jornada”, completa Ana Clara.
Ex Aluna do Unisal participa como mentora do Hacklab em 2025 e compartilha vivência transformadora:

Além das alunas, o UNISAL também será representado pela Dra. Maria Luiza Monteiro, ex-aluna e vencedora do HackLab em edições anteriores, que retorna ao evento como mentora. Ela compartilha como a vivência no HackLab foi transformadora:
“O HackLab trouxe uma outra visão de como utilizar habilidades jurídicas para resolver problemas reais. Essa experiência moldou minha carreira de tal forma que hoje tenho minha empresa, faço mestrado em propriedade intelectual e inovação, e sigo integrando minha formação técnica com a inovação”, relata.
Como mentora, Maria Luiza espera inspirar os participantes com sua trajetória:
“Acredito que posso contribuir com sinceridade e empatia, pois já estive no lugar deles. Torço para que eu possa mostrar o quanto participar de eventos como esse foi importante para minha formação e para criar um novo formato de carreira.”
A participação das alunas no HackLab reafirma o compromisso do UNISAL com a inovação acadêmica, o protagonismo discente e a formação integral dos seus estudantes. O evento será uma vitrine para que ideias nascidas em sala de aula ganhem espaço diante de mais de 1000 gestores educacionais de todo o país.