UNISAL – Unidade Americana realiza ações especiais em comemoração ao mês das Mulheres
UNISAL – Unidade Americana realiza ações especiais em comemoração ao mês das Mulheres
Alunas de Psicologia do UNISAL, Unidade Americana, sugeriram ações para serem executadas no mês dedicado às mulheres.

O mês de março é marcado pelas comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. Atentas a essa temática, alunas de um grupo do 7º semestre do curso de Psicologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, sugeriram algumas ações para serem executadas no campus durante esse período. 

Os trabalhos, coordenados pela Professora Mayara Pacheco Coelho, docente de Psicologia e atual representante do Núcleo de Educação das Relações Étnico-Raciais da Unidade de Americana, contaram com o apoio da Pastoral da Universidade do UNISAL.

Postagens nas redes sociais com a utilização das hashtags #tododiaenosso e #mulheresnounisal fizeram parte desse movimento inicial.

As mulheres também foram convidadas a organizar uma playlist colaborativa para tocar no intervalo das aulas, em plataforma de streaming, com músicas que as faziam se sentirem empoderadas. Marcando a data de 8 de março, o Dia Internacional da Mulher, uma roda de conversa trouxe para o debate o tema “Quem somos e o que queremos Nós?”, com a participação de alunas, professoras e funcionárias da instituição e da Pastoral.

Homenagens em todos os espaços

Outras intervenções solidárias foram acontecendo no campus Maria Auxiliadora. Nos banheiros, foram colocadas caixinhas de materiais de higiene pessoal com a proposta: “Deixe o que puder; leve o que precisar“. E logo na entrada do campus, foi colocada uma moldura para fotos, convidando as mulheres a fazerem seus registros fotográficos e publicarem em suas redes sociais.

Na noite do dia 24/3, Jéssica Lima, que atua como Assistente de Coordenação de Cursos de Graduação, foi convidada a apresentar sua pesquisa de Mestrado intitulada “Bruxas do pedal:  Aprendizagens e Experiências de Mulheres Ciclistas”.  A Mestranda e colaboradora UNISAL ressaltou sua participação: “Eu amo falar sobre mulheres e estar entre mulheres, pois acredito que quando estamos unidas em prol de algo em comum, uma energia de criação e magia está ali também, e isso transforma cada uma, e cada uma transforma alguém que as toca”, destacou.

Promoção para Mulheres

No fechamento do mês comemorativo, em 28/3, aconteceu o “Encontro de Núcleos: Políticas Públicas de Proteção e Promoção para Mulheres”, uma parceria entre os núcleos de Educação das Relações Étnico Raciais e Educação em Direitos Humanos da Unidade Americana, sob coordenação do Professor do curso de Direito Tiago Malosso.

O evento contou ainda com a participação das convidadas Juliana Soares do Nascimento, Vereadora e Procuradora Especial da Mulher junto à Câmara Municipal de Americana e Camila Rebecca Busnardo, Escrivã de Polícia na Delegacia de Defesa da Mulher de Americana (SP).

Na pauta do encontro, estavam a discussão pelos direitos das mulheres e as questões pertinentes ao enfrentamento das violências de gênero que atingem meninas e mulheres de diversas raças e etnias, credos, orientações sexuais, identidades de gênero, classe social ou nível educacional.

Reflexão com olhar crítico

Juliana, cientista social formada pela PUC-Campinas e especialista em Ensino de Sociologia pela USP, avaliou positivamente a iniciativa:  “Me senti honrada e privilegiada por participar da formação dos estudantes, especialmente em uma instituição comprometida com valores humanísticos como é o UNISAL. Um compromisso evidente também na condução da atividade por funcionários e professores os quais tive a grata oportunidade de conhecer”.  E completou: “A conversa com esses estudantes oxigena minha percepção e minha disposição para seguir trabalhando no ambiente nada acolhedor da política institucional; nessas conversas com a juventude saio mais forte para trabalhar para mudar a realidade, pois saio certa de que não estou sozinha”.

A palestrante Camila, que também é mestranda em Linguística Aplicada, na UNICAMP, ressaltou a importância do debate no ambiente acadêmico: “O evento se revelou de suma importância à disseminação da reflexão acerca do tema, com vistas a que se amplie a discussão e olhar crítico quanto ao assunto”. O diálogo interdisciplinar, complementa, “consiste em salutar meio para se pensar a respeito da premente necessidade de se consolidarem políticas públicas às mulheres, para a garantia da efetividade do exercício de seus direitos”.

O ambiente acadêmico, essencialmente democrático, ressalta Camila, consiste em “profícuo solo para a edificação do conhecimento e promover atividades plurais; certamente, se mostra imprescindível ao processo de superação das dicotomias sócio históricas relativas à noção de gênero”, concluiu.

Confira algumas fotos dos eventos:

Créditos das imagens: Divulgação UNISAL Unidade Americana

COMPARTILHAR:

Veja MAIS

UNISAL realiza abertura oficial do 1º semestre acadêmico de 2023

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a construírem seu futuro