A Internacionalização do Ensino Superior em debate na Rádio CBN Campinas

Na última terça-feira (19), a Profª Dra. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), participou do programa Estúdio CBN, no quadro CBN Educação, da Rádio CBN Campinas.

Ao longo da entrevista, a Profa. Dra. Grasiele, que também é Coordenadora da Comissão de Internacionalização do UNISAL, abordou o conceito de internacionalização do ensino superior, indo além da tradicional visão de intercâmbio.

“A Internacionalização é muito mais abrangente do que simplesmente o intercâmbio. Esse desejo de viver no exterior e experimentar outra cultura enfrenta desafios consideráveis, como questões econômicas, problemas de segurança nos países, conflitos armados, entre outros. Apenas 0,4% dos estudantes estrangeiros optam por intercâmbio no Brasil, por uma série de razões. E apenas 1,4% dos estudantes brasileiros conseguem estudar no exterior. No entanto, a Internacionalização vai além desse sonho do avião; ela pode ser realizada dentro da própria universidade, de diversas maneiras, envolvendo alunos, professores e colaboradores”, destacou a Coordenadora da Internacionalização.

E continuou: “A universidade pode oferecer oportunidades de internacionalização em seu próprio ambiente, não apenas através do currículo, que pode incorporar conteúdos relacionados a Direitos Humanos, mercado global, negócios internacionais, preparando os alunos para atuar em um mundo cada vez mais globalizado”, ressaltou a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UNISAL.

A entrevista completa está disponível neste link do YouTube.

O UNISAL e a Internacionalização

A internacionalização é um dos pilares estratégicos do UNISAL, que busca ampliar as oportunidades de intercâmbio cultural e acadêmico para seus alunos, professores e colaboradores. A instituição possui parcerias com universidades em diversos países. Saiba mais em: https://unisal.br/internacionalizacao/

Texto: Renata Moraes, da Assessoria de Imprensa do UNISAL.